A Associação Amigos da Grande Idade tem sido a grande impulsionadora da constituição da Associação Nacional de Directores Técnicos. A formalização desta constituição está para breve.

A Associação Nacional de Directores Técnicos está em movimento e entrou numa fase que não vai permitir voltar atrás.

A Convenção Nacional realizada no Tagus Park, em Oeiras, foi o tiro de partida para um movimento que há muitos anos se deseja e que é essencial para a mudança do paradigma do envelhecimento institucionalizado em Portugal.

Num País em que não é ouvida nenhuma organização que represente as pessoas que trabalham no interior dos serviços destinados a pessoas idosas, mas que continua a produzir legislação, a tomar decisões e a fiscalizar as entidades, é fundamental que os profissionais do terreno tenham a sua opinião e intervenham nas decisões e nas políticas que vão sendo adoptadas.

A Associação Nacional de Directores Técnicos vai ser formalmente fundada em Condeixa-a-Nova no próximo mês de Novembro com a realização do seu primeiro congresso.

Neste momento existe uma comissão instaladora que está a tratar dos aspectos logísticos, jurídicos e financeiros, preparando o esperado congresso.

Este Congresso vai eleger a primeira Direcção Nacional, formalizar a aprovação dos estatutos e apresentar-se às diversas entidades, legitimada por eleição directa dos seus pares.

Não pretende ser uma organização com objectivos sindicais ou políticos mas uma entidade que represente, defenda e promova os Directores Técnicos de lares, serviços domiciliários e centros de dia, que são sempre esquecidos e não tem valor social ao nivel da sua responsabilidade e intervenção.

O COVID veio levantar muitas questões e uma delas foi verificarmos o esquecimento de todos sobre aqueles que mais defenderam as pessoas idosas: os directores técnicos dos lares.

É assim tempo de ter alguem que fale com rigor sobre o interior dos lares e a realidade da institucionalização.

A Associação Amigos da Grande Idade apoia sem reservas a nova Associação Nacional de Directores Técnicos.