Para que serve a Associação? 
A associação Amigos da Grande Idade – Inovação e Desenvolvimento permite agregar pessoas das mais diversas áreas do saber, que queiram desenvolver actividades na áreas da Grande Idade. Em pleno século XXI continuamos a assistir pacificamente aos dramas de todos os cidadãos que se reformam e perdem o status e autonomia que detinham na nossa sociedade. Deste modo, continuamos sem encontrar soluções credídveis para esta problemática de alteração demográfica da população em consequência do envelhecimento, com repercussões à escala mundial.
Mantemos lares e casas de repouso, sem o mínimo de condições, cheios de pessoas e vazios de condições que permitam uma autonomia sustentada. Entendemos ser chocante esta oferta, com base num modelo asilar, sem soluções diferenciadas e personalizadas, fruto do pouco desenvolvimento legislativo nesta área. Deparamos com centenas de iniciativas sociais, religiosas, públicas e privadas que envolvem milhares de profissionais de diversas áreas, dirigidas aos Idosos, muitas vezes com duplicação de ofertas, completamente dispersas com um desperdício extraordinário de meios, sem programas integrados bem definidos e destituidas de objectivos comuns e nacionais. Temos uma sociedade civil gerida por líderes que no abordam esta problemática do envelhecimento de forma coerente e sistemática.
Continuamos fundamentalmente preocupados com a prevenção na infância, adolescência e vida activa mas sem qualquer programa integrado para a Grande Idade. Deste modo, aumentam os custos com os recursos hospitalares, descriminando negativamente os cidades que se encontram em lares e casas de repouso com um sistema de comparticipações sociais errado, com modelos de prestação e oferta de serviços desadequados. Assim, encontramo-nos actualmente num vazio de soluções, num vazio de ideias e de playmakers nesta área que reforcem a discussão na fase do diagnóstico da situação e no desenvolvimento de conceitos sobre a gestão sustentada e integrada do envelhecimento. As respostas continuam a ser pontuais e conjecturais e no estruturais.
Os nossos Objectivos
A Associação pretende apresentar ideias que possam ser discutidas, desenvolver projectos de qualidade e colaborar com os operadores para que eles melhorem e enquadrem a sua oferta em funo de necessidades correctamente avaliadas para a Grande Idade.
Neste sentido desenvolveremos um conjunto de acções, através de um trabalho profundo de pesquisa da problemática do envelhecimento, com o objectivo de encontrar soluções que permitam envelhecer com melhor qualidade e que influenciem o sistema político, a comunicação social, os líderes de opinião, possibilitando a mudança de mentalidades, essencial para podermos olhar, enquanto sociedade, para as mais valias que o envelhecimento nos proporciona.
Como vamos atingir esses objectivos?
Vamos em primeiro lugar discutir com alguma regularidade os assuntos inerentes à Grande Idade, confrontando as nossas ideias com peritos na área da sade e do âmbito dos serviços sociais, disciplinando as conclusões, orientando-as para o encontro de soluções objectivas e eficientes.
Vamos procurar um conjunto de personalidades dos diversos sectores, cidadãos anónimos, agentes com trabalho desenvolvido nesta área, outras associações, instituições diversas e ouvir as suas opiniões, as suas experiências e os seus constrangimentos.
Vamos também criar diversos grupos de trabalho, dos quais se destacam: voluntariado; qualidade/manutenção e conservação de instalações e equipamentos; formação; gesto de lares e casas de repouso; bolsa de emprego/recursos humanos; publicações e informação; organização de eventos; parcerias/protocolos. Estes grupos de trabalho desenvolverão acções autónomas dentro da Associação.