FICHA TÉCNICA
ORGANIZAÇÃO: Associação Amigos da Grande Idade
Formadora:
Carla Ribeirinho
Nome: Gestão de equipas de auxiliares em lares de idosos, cuidados domiciliários e centros de dia
Destinatários: Profissionais com responsabilidades de coordenação de Ajudantes de Acção Directa; Ajudantes de Acção Directa com funções de coordenação, supervisores de equipas, encarregados, e outros profissionais responsáveis pela coordenação/planeamento de cuidados.
Objectivos do Documento: Suporte ao desenvolvimento do curso
Programa de Formação
Curso/Acção
- Gestão de equipas de auxiliares em lares de idosos, cuidados domiciliários e centros de dia
HORÁRIO
- 9 às 18 horas
OBJECTIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS
GERAL
Conhecer os princípios, objectivos, metodologias e estratégias de gestão de equipas de auxiliares em lares de idosos, cuidados domiciliários e centros de dia
ESPECÍFICOS
- Refletir sobre as contingências que envolvem o processo de gestão de equipas de auxiliares em lares de idosos, cuidados domiciliários e centros de dia;
- Apreender os objectivos, as metodologias e estratégias de gestão de equipas de auxiliares em lares de idosos, cuidados domiciliários e centros de dia
DESTINATÁRIOS
Profissionais com responsabilidades de coordenação de Ajudantes de Acção Directa; Ajudantes de Acção Directa com funções de coordenação, supervisores de equipas, encarregados, e outros profissionais responsáveis pela coordenação/planeamento de cuidados
PRÉ-REQUISITOS
Sem pré-requisitos.
MODALIDADE DE FORMAÇÃO
- Formação presencial em horário pós-laboral.
- Formação Contínua/Aperfeiçoamento.
FORMA DE ORGANIZAÇÃO
Os conteúdos programáticos estão organizados por pontos interdependentes a serem ministrados transversalmente, o que permite potenciar uma aprendizagem mais eficaz.
DURAÇÃO TOTAL DO CURSO:
- 8 Horas
METODOLOGIA DE FORMAÇÃO
No âmbito do curso vão ser utilizadas técnicas pedagógicas principalmente expositivas, demonstrativas e activas e dinâmica de grupo, que permitem uma maior articulação entre a teoria e a prática e que completam o processo de aprendizagem e a articulação dos saberes.
CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
MÓDULOS | CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS |
---|---|
Funções,e competências dos AAD | – A,entrevista de selecção do AAD, – O enquadramento institucional do AAD |
Funções e competências do gestor de equipas de AAD |
– Princípios e objectivos, – A liderança, – A assertividade |
A,coordenação e supervisão das equipas de AAD | – A comunicação, – O trabalho em equipa, – As reuniões de equipa, – A gestão do tempo, – A prevenção mediação e gestão de conflitos, – Os registos de actuação |
RECURSOS PEDAGÓGICOS
Serão disponibilizados aos formandos os diapositivos da acção de formação, bem como as respectivas referências bibliográficas sobre as temáticas expostas.
RECURSOS MATERIAIS E EQUIPAMENTOS
A acção de formação é ministrada em instalações da AAGI que proporciona todos os meios adequados necessários à execução da acção, nomeadamente mesas, cadeiras, videoprojector e quadro.
INSTALAÇÕES E ESPAÇOS
A formação será dada na sede da AAGI – Rua Duarte Lopes nº28 r/c, 1950-098 Lisboa, em Lisboa e em locais devidamente identificados noutros locais do país.
DATAS E PREÇO
- LISBOA – 7 de Abril
- COIMBRA – 21 de Abril
- 50,00 €
INSCRIÇÕES
As inscrições para a nossa formação já se encontram abertas.
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