PROGRAMA DESATAR AS PESSOAS IDOSAS E OS DOENTES DE ALZHEIMER VAI INICIAR-SE EM PORTUGAL

 

O Programa DESATAR as pessoas idosas e os doentes de Alzheimer é desenvolvido pela CEOMA (Confederacion Espanola de Organizationes de Mayores) no território Espanhol, tendo-se estendido já a alguns países da América do Sul.

Trata-se de um projecto/programa, criado pelo médico António Burgueño que tem como objectivo principal impedir as contenções físicas e químicas utilizadas nos Lares e residências, especialmente em doentes de Alzheimer e com demência. Este objectivo é conseguido através de formação, novos modelos de intervenção e mudança de mentalidade, comportamento e atitude.

O programa é gerido por uma equipa multidisciplinar que numa fase mais adiantada credita os lares, residências e outros serviços como espaços livres de contenção, publicitando essa qualidade que muito é apreciada no país vizinho.

A Associação Amigos da Grande Idade há muito que estudava este programa e agora negociou com a CEOMA a replicação do programa em Portugal com as devidas adaptações e ajustes. Esta proposta foi aceite com muita alegria pelos nossos parceiros que assim também vêem o seu programa com maior intervenção e divulgação num outro país Europeu.

Em breve a Associação fará a apresentação do programa para Portugal e do seu planeamento estratégico, iniciando agora a fase de consulta científica por parte dos nossos amigos e colaboradores.

Este vai ser um desafio nacional que implica a nomeação de delegados distritais para autónomamente desenvolverem o programa nas suas zonas geográficas. Implica também muita formação que inicialmente será ministrada aos delegados e envolvidos directamente na liderança nacional do programa.

A Associação sente-me imensamente honrada com este voto de confiança da principal organização da área social em Espanha e garante que irá surpreender pelo empenho e capacidade de intervenção.