MAIA 2018 FOI PALCO PARA A REFLEXÃO SOBRE SINDROME CONFUSIONAL DO IDOSO E FUNCIONALIDADE

Decorreu na cidade da Maia no dia 2 de Junho. O seminário subordinado ao tema “Envelhecer: o esperado e o inesperado” que foi organizado pela Associação em conjunto com a Escola Superior de saúde da Cruz Vermelha Portuguesa, contando ainda com o apoio da delegação da Maia daquela entidade.

Esta iniciativa integra-se num projecto mais vasto que é a implementação de condições para o desenvolvimento de formação sobre envelhecimento e longevidade no norte do País, parecendo á Associação que existe uma necessidade significativa e que pode ser uma mais valia para melhorar os cuidados e os serviços destinados a pessoas idosas. O seminário da Maia seguiu-se a acções já realizadas em Braga e no Porto e antecede uma grande iniciativa que vai ter lugar em Outubro em Guimarães.

Este seminário teve a participação de alguns destacados oradores que trataram de dois temas muito importantes para a associação e para o envelhecimento: o síndrome Confusional da pessoa idosa e a funcionalidade e sua manutenção. O primeiro tema foi discutido por um painel de extraordinários conhecedores e investigadores nacionais: professores Doutores Carlos sequeira, António Leuschner, Zaida Azeredo e Lia Fernandes, moderados por Joana Ferreira. A manhã foi ainda ocupada com a cerimónia de abertura que contou com a presença do vice-presidente da AAGI, do presidente da Escola Superior de saúde da Cruz Vermelha Portuguesa, pelo Presidente da Delegação da maia da Cruz Vermelha Portuguesa e pela autarca e deputada Dr.ª Maria de Fátima Moreira dos Santos , na qualidade de vereadora da camara da maia com o pelouro da saúde.

Antes do almoço houve oportunidade de ouvir uma das vozes mais importantes no panorama da psicologia e psicanálise em Portugal, muito pouco reconhecido pelos meios de comunicação e infelizmente só seguido pelos conhecedores e os que desejam aumentar a sua capacidade intelectual: Professor Coimbra de Matos que desertou sobre envelhecimento e amadurecimento.

À tarde teve lugar o debate sobre funcionalidade com Professor Doutor António Ilhicas, Professor Doutor Alberto Barata, Doutora Cláudia Moura e forte participação da plateia. Muito conhecimento e evidência científica caracterizou a intervenção do Professor Alberto barata e muita paixão e realidade prática descrevem a intervenção de António Ilhicas.

A cerimónia de encerramento foi assegurada pela vice-presidente da Escola Superior de saúde da Cruz Vermelha Portuguesa, pelo presidente da AAGI e pela Autarca da Camara Municipal da Maia com o pelouro da solidariedade e área social, Dr.ª Ana Miguel Ferreira de Carvalho.

Este foi mais um evento que fica na história já longa da Associação e que marca a nossa presença, mais uma vez, no Norte do país.