Clique aqui para aceder à ficha de inscrição

 

A Associação Amigos da Grande Idade é a entidade organizadora da Conferencia “Envelhecer na Maior” que se realiza no próximo dia 24 de Setembro, em Porto de Mós, em parceria com as Instituições da Rede Social e da Camara Municipal daquela simpática vila.

A ligação da Associação a Porto de Mós já tem história, já que foi uma parceria entre a Santa Casa e o Municio com a Associação que levou à organização de um seminário há dois anos que teve grande êxito e que demonstrou que todas as entidades, em todos os locais do País podem desenvolver projectos deste género que traz a partilha de conhecimento e formação para fora dos locais habituais, dos grandes centros urbanos.

A Conferencia de Porto de Mós vai debruçar-se sobre dois temas com os quais a Associação Amigos da Grande Idade muito simpatiza: a sexualidade e a felicidade. Temas que se cruzam e que devem cada vez mais tornarem-se pilares para a discussão pública sobre o envelhecimento. Continuamos a perceber que as preocupações com o envelhecimento em Portugal são tão grandes que nos empurram para abordar em exclusividade as graves questões sociais, a pobreza e a indignidade de como se envelhece.

Contudo devemos também pensar que existem abordagens mais positivas que se tornam cada vez mais importantes. Nunca deixaremos de ter um modelo assistencialista e caritativo, enquanto estivermos fechados na ideia de que as pessoas idosas só precisam de cuidados e serviços quando adoecem, ficam acamadas ou incapacitadas. Obviamente que essas situações são muito preocupantes e a Associação tem desenvolvido grande parte da sua atividade no sentido de intervir decisivamente na organização interna de lares, centros de dia e cuidados domiciliários. Mas existem também as pessoas idosas saudáveis que requerem a preocupação de todos e se ela não existir vamos rapidamente ter essas pessoas nas mesmas condições a que temos deixado chegar outras.

Sexualidade é algo que evitamos muitas vezes de tratar, especialmente quando isso diz respeito a pessoas com mais de 65 anos. É como se fosse proibido, ridículo, distante. Queremos mudar o paradigma. Ninguém é feliz nessa idade ou noutra mais avançada se fecharmos essas pessoas numa gaiola deprimente na qual a incapacidade dos técnicos de abordar questões tão importantes como a vontade sexual, o desejo e as formas de atenuar as dificuldades criadas pelo processo de envelhecimento, faz com que esse tema seja colocado completamente de lado.

Convidamos pois a assistirem a uma inovadora abordagem, polémica, desconstrutora, corajosa e, acima de tudo, verdadeira. Temos para isso a presença da Dr.ª Ana Paula Oliveira e a Mestre Alexandra Neves que aconselhamos a vir ouvir. Na segunda parte o tempo será preenchido por um misto de intervenção e diálogo informal com Rui Fontes, Presidente da Associação e o jovem ator Luis Lourenço.

A Felicidade será o tema.

A participação é gratuita mas requer inscrição.

Clique aqui para aceder à ficha de inscrição

Não perca.