24-3-2020; 16.11 HORAS
A Associação Amigos da Grande Idade, envia o gráfico do primeiro estudo de caso a nível mundial num Lar de Idosos nos Estados Unidos da América. Este gráfico vem confirmar as piores expectativas da Associação em relação aos lares de Idosos em Portugal.
É urgente fazer testes nos lares de idosos o mais rapidamente possível para evitarmos aquilo que consideramos uma catástrofe nacional. Não tinhamos até agora evidencia cientifica, mas com este estudo de caso verificamos que, mesmo com as melhores práticas e os maiores meios vamos ter uma situação incontrolável.
Este trabalho está ser liderado pelo Professor Doutor César Fonseca e apoiado pelo professor Doutor António Ilhicas(vice presidente da Associação) e Dr. Rui Fontes (Presidente da Associação).
Neste momento começámos a trabalhar numa projecção muito optimista para os lares em Portugal onde existem mais de 90.000 camas.
Repetimos que é urgente iniciar testes nos lares de idosos e actuarmos rapidamente na orientação de transferências e cuidados nessas entidades.
Gostaríamos de estar errados. Seria mesmo uma imensa alegria. Contudo podemos vir a estar certos e a evidência deste estudo de caso vem nesse sentido.