RONDA DE AUDIENCIAS NA ASSEMBLEIA DA REPUBLICA

A Direção da Associação foi recebida pelo Partido Socialista, Partido Social Democrata e Centro Social Democrático/Partido Popular.

A Associação Amigos da Grande Idade fez a apresentação de documento estratégico que deseja divulgar em 2014 aos deputados Dr.ª Luisa Salgueiro (Partido Socialista), Dr.ª Mercês Borges (Partido Social Democrata) e Dr. Artur Rego (Centro Democrático Social/Partido Popular). Aguardamos ainda a marcação das audiências pedidas ao Bloco de Esquerda, Partido Comunista Português e Partido “Os Verdes”.
A ronda de audiências foi extraordinariamente motivadora para o objetivo da Associação que pretende mediatizar o envelhecimento através de uma discussão alargada e publica que se concretizará com a realização de vários eventos.
Os deputados com quem reunimos mostraram grande disponibilidade em apoiar esta iniciativa da Associação e contamos, em breve, poder apresentar todo o projeto e coloca-lo em discussão.

Dra. Luisa Salgueiro                 (PS)

Dra. Luisa Salgueiro
(PS)

Dra. Mercês Borges            (PSD)

Dra. Mercês Borges
(PSD)

Dr. Artur Rego      (CDS/PP)

Dr. Artur Rego
(CDS/PP)

 

A Associação continua a julgar que está na Assembleia da Republica muito do trabalho que poderá ser feito para alterarmos o atual problema do envelhecimento em Portugal e tem vindo a observar uma maior preocupação com este assunto que é tema, ainda que muitas vezes indireto, de muitas das sessões plenárias na medida em que a discussão dos maus tratos, dos assuntos da saúde, da pobreza e das dificuldades económico-sociais obriga, a abordar o envelhecimento. Desejamos uma abordagem mais direta e uma preocupação profunda sobre a situação nacional já que somos dos Países mais idosos da europa e necessitamos urgentemente de preparar o futuro e a sustentabilidade colocada em causa pelas alterações demográficas.
Continuamos a acreditar que o envelhecimento em Portugal pode não ser um drama mas uma oportunidade para redirecionarmos algumas estratégias e transformarmos alguns projectos de forma a tornar-nos um país de velhos felizes, funcionais, ativos e produtores de crescimento económico.