UMCCI

MENSAGEM DA ASSOCIAÇÃO
Em 2006 foi publicada a lei que criou a Rede Nacional de Cuidados Continuados, podendo ser considerada uma das maiores alterações na área da saúde em Portugal. E ainda que os resultados de uma transformação que mais que duplica as camas de internamento em todo o País, não se possam traduzir em êxito assinalável para os indicadores de saúde que se apresentam nos fóruns internacionais, esta lei vem trazer maior qualidade à vida dos mais idosos e dos que padecem de doenças crónicas incapacitantes.
Porque a Rede Nacional de Cuidados Continuados e Integrados se inter-cruza, quer queiramos quer não, com a prestação de cuidados e oferta de serviços à Grande Idade, resolvemos reservar um espaço no nosso site que pretende acompanhar o desenvolvimento deste projecto.
Aqui apresentamos a legislação mais importante, os projectos que conhecemos, acompanhamos e apoiamos directamente, informação diversa sobre a rede e a opinião, nossa e de outros, sobre este assunto.
Aguardamos com esperança que a área dos lares de idosos e o trabalho social neste sector se junte rapidamente a esta rede e que ambos os sectores constituam no futuro a verdadeira rede nacional de cuidados e serviços para a Grande Idade.
Para isso o Social e a Saúde precisam de dar as mãos e compreender que os problemas são comuns e que as soluções encontradas para um sector nunca serão completas se não representarem também soluções para o outro sector.
No fundo já hoje todos concordam que os lares, na sua grande maioria, são as verdadeiras unidades de cuidados prolongados e manutenção da rede nacional de cuidados continuados. Pois que assim seja, mas que isso se assuma de vez e que permita criar as novas estruturas para idosos saudáveis e activos e que os idosos dependentes e com doença crónica recebam a mesma comparticipação estando em lar ou em cuidados continuados.
É uma pequeníssima alteração mas fundamental para um novo modelo que responda às necessidades futuras em consequência do envelhecimento e aumento de esperança de vida.
É por isto que lutamos e que nos batemos e é esta a mensagem que queremos deixar a todos, com a mesma convicção e paixão de quem criou e sonhou com a rede nacional de cuidados continuados.

A DIRECÇÃO DA ASSOCIAÇÃO