Realizou-se no dia 19 de Outubro de 2012 a primeira reunião da Comissão Técnica da Normalização no Domínio das Respostas Sociais.
Esta reunião foi convocada pelo Instituto Português da Qualidade e foi presidida pela Dr.ª Maria João Graça.
Com uma ordem de trabalhos bastante pragmática e eficaz, foi explicado a todos os presentes os objectivos da Comissão técnica, as suas atribuições, bem como os processos da qualidade e da certificação. Esta Comissão tem como principal objectivo determinar aos referenciais normativos para a qualidade das respostas sociais.
Estiveram persentes nesta reunião um numero significativo de entidades que nomearam os representantes para fazerem parte da Comissão Técnica: SEGURANÇA SOCIAL, ALI, CERTIF, representante das IPSS Lisboa, IASFA, EAPN, UNIÃO MUTUALIDADES, SN PORTUGAL, LUSAENOR, UNIÃO DAS MISERICÓRDIAS, EIC, APQ, CENTRO REABILITAÇÃO PROFISSIONAL DE GAIA, INR, CEPES/CIRIEC, ASSOCIAÇÃO SURDOS DO PORTO. Faltaram ainda algumas entidades convidadas das quais se destacam a CNIS e a UNIDADE DE MISSÃO DOS CUIDADOS CONTINUADOS, julgando-se que irão fazer parte da Comissão Técnica futuramente.
Esta Comissão Técnica vai ter várias subcomissões, destacando-se quatro principais: Infância e Juventude, Pessoas idosas, Pessoas com Deficiência e Cuidados Continuados.
A Associação Amigos da grande Idade voluntariou-se de imediato para integrar a Subcomissão que tratará das respostas para Pessoas Idosas, incluindo os Lares, cuidados domiciliários, centro de dia e centro de convívio. Também a União das Misericórdias mostrou a mesma disponibilidade pelo que ficaram de imediato atribuídos os cargos de Presidência e Secretariado desta subcomissão, sendo a função de secretariado desempenhada pela Associação Amigos da Grande Idade e de Presidência pela União das Misericórdias.
Vamos agora indicar também um vogal para a subcomissão dos Cuidados Continuados e iniciar o nosso trabalho.
A Associação congratula-se com esta iniciativa do Instituto Português da Qualidade que, pela primeira vez, senta à mesma mesa um conjunto diversificado de entidades determinando um objectivo comum: podermos ter referenciais de qualidade não só adequados à nossa realidade como integrados em realidades de outros países europeus com os quais muito nos interessa partilhar conhecimento e experiencia.
Esta Comissão Técnica terá a coordenação da Dr.ª Maria João Graça e será Presidida pela Dr.ª Sandra Feliciano, conhecida técnica da área da qualidade com trabalho significativo já realizado tanto do ponto de vista prático como científico e académico. A Dr.ª Sandra Feliciano tem mantido um contacto muito próximo com vários agentes europeus, fazendo uma ligação muito útil com o nosso País. A Comissão será secretariada pela Dr.ª Isabel Inocentes.
A Associação deposita extraordinárias expectativas neste trabalho e, como sempre, transmitiu a sua disponibilidade total para cumprir os desejos das entidades que superintendem nesta área.
A próxima reunião foi marcada para 6 de Dezembro.