Uma representação da Associação Amigos da Grande Idade, presidida pelo Presidente da associação foi recebida pela Enfermeira Ana Fonseca, presidente do Conselho de Enfermagem da ordem e pela enfermeira Graça Machado, vice-presidente do Conselho Diretivo.
A Associação teve a oportunidade de apresentar dois dos seus documentos estruturais, as “5 Medidas para um envelhecimento com futuro” e as “Recomendações para a Longevidade” e de entregar uma proposta objetiva e formal no sentido de ser criada uma plataforma para refletir sobre o papel do enfermeiro nos equipamentos e serviços destinados a pessoas idosas e fazer um levantamento sobre a atual situação destes equipamentos e serviços e dos enfermeiros que ai exercem funções.
Ainda que possam surgir algumas divergências sobre a forma como este trabalho se poderá vir a desenvolver, decidiu-se iniciar a constituição deste grupo de trabalho com a indicação de elementos de ambas as entidades que posteriormente reunirão e determinarão o funcionamento do grupo e os seus objetivos mais concretos.
A Ordem dos Enfermeiros mostrou-se preocupada com a situação dos enfermeiros que exercem atividade em lares, sobre as suas condições de trabalho e as suas responsabilidades profissionais. Também a Associação julga que deve existir uma clarificação das necessidades de enfermagem na área social, uma definição mais rigorosa das suas responsabilidades e legislação esclarecedora sobre as suas atribuições no funcionamento dos serviços.
Concluiu-se que é tempo de levantar questões que se tem arrastado e que se deve definitivamente entender a importância da influencia que a enfermagem pode ter no envelhecimento em Portugal.
A Associação irá enviar em breve um documento com a indicação dos seus representantes no grupo de trabalho que se deseja formar.