Associação Amigos da Grande Idade – Inovação e Desenvolvimento

DECLARAÇÃO OFICIAL

A Associação Amigos da Grande Idade – Inovação e Desenvolvimento aproveita esta época, ao mesmo tempo festiva e de profunda reflexão, para expressar o seu desejo de finalmente ser olhado o envelhecimento de uma forma diferente.

Estamos numa época de significativa fragilidade emocional, na qual todos queremos ser bons e melhores, para que os nossos amigos e, especialmente, os nossos familiares mais directos se orgulhem de nós. Fazemos promessas para o novo ano e pensamos em mudar de vida.

Aproveitamos então para dizer que as nossas pessoas idosas podem ter melhores cuidados e melhores serviços, que todos podemos envelhecer de uma forma digna, activa e mais saudável e tudo isto é possível com os mesmos recursos ou mesmo com diminuição do esbanjamento de recursos que actualmente existe.

Apelamos aos decisores políticos para que tenham a coragem de enfrentar os verdadeiros entraves a este processo de aumento da qualidade e da eficácia do sector social, introduzindo profundas reformas no modelo de financiamento, beneficiando a vida activa e útil com facilidades às famílias e à manutenção das pessoas nas suas habitações, contrariando o actual modelo de benefício à institucionalização e ao financiamento de instituições sem quaisquer critérios com indicadores de qualidade definidos.

Apelamos a um novo modelo de equipamentos sociais, com tipologias definidas em função das necessidades das pessoas. Apelamos a uma liderança eficaz na área do envelhecimento que faça a gestão correcta de todo o financiamento e de todos os recursos. Apelamos a uma reestruturação significativa da área dos cuidados continuados terminando com a descriminação financeira entre os que entram na rede e os que não tem essa sorte e se mantém em lares. Apelamos à obrigatoriedade da formação e a um novo paradigma de fiscalização por parte dos serviços de segurança social, passando a dar mais importância à qualidade das pessoas do que à qualidade das estruturas físicas.

É Natal e podemos perfeitamente sonhar porque acreditamos nas pessoas, na sua vontade e sabemos que é possível introduzir alterações que possam incomodar algumas “quintas” mas que tornarão os outros dias da semana mais felizes para todas as pessoas idosas.
Que seja possível entrarmos num novo ano em que o envelhecimento activo faça sentido e não seja comemorado com um conjunto de bailes, passeios e iniciativas pontuais barulhentas e mediáticas mas que ficam por aí, sem quaisquer consequências práticas para o futuro da vida das pessoas.

Um Grande Natal para todos e um Muito Bom Ano de 2012 mas sem esquecermos que não é a nossa caridadezinha, nem os peditórios para os quais contribuímos que resolvem problemas que mantém uma situação de grande diferenciação das nossas pessoas idosas em relação aos seus semelhantes europeus. Vivemos mal o nosso envelhecimento e, mesmo atenuando a gravidade da situação nestas épocas festivas e felizes, não devemos esquecer-nos que só com o nosso permanente empenho poderemos contribuir para um País melhor e para que o nosso próprio envelhecimento tenha futuro.

A Associação Amigos da Grande Idade cá estará, durante todo o ano.

Rui Fontes – Presidente da Associação Amigos da Grande Idade