A Associação Amigos da Grande Idade – Inovação e Desenvolvimento, vai implementar o projecto “Setúbal: Cidade Amiga das pessoas idosas”, com base numa iniciativa orientadora da Organização Mundial de Saúde.
Este projecto, que já contava com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal e que tem sido acompanhado pelo Gabinete de Inclusão Social da autarquia, e da Direcção Geral da Saúde, vai agora juntar o apoio da área social, traduzido pela colaboração do Centro Regional de Segurança Social de Setúbal.
A AAGI – ID, esteve reunida com a Drª Fátima Lopes que sugeriu que se estendesse o projecto a outros concelhos, dada a sua importância e relevância. Contudo a Associação, registando esse entusiasmo, não considera ter os meios suficientes para que tal possa ser feito, reduzindo a iniciativa à cidade de Setúbal, cumprindo o que foi a preocupação da OMS: avaliar ambientes mais favoráveis nos grandes centros urbanos para as pessoas idosas.
Prevê-se a apresentação pública do projecto no próximo mês de Setembro e o inicio do mesmo, no terreno, a partir de Outubro. O objectivo é tornar a cidade de Setúbal um espaço urbano mais favorável às pessoas idosas, compreendendo as suas necessidades e envolvendo toda a comunidade com especial destaque para as organizações de saúde e sociais.

Partilhar