PRESS RELEASE
PORTUGUESES COM MAIS DE 75 ANOS OS MAIS DEPENDENTES DA OCDE
A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) no último relatório de 17 de Junho de 2013 considera que em PORTUGAL as pessoas com 75 e mais anos de idade são as mais dependentes em relação as suas atividades de vida diária, considerando o aspeto “muita limitação” como o mais evidente em Portugal.
A par deste atraso é também referenciado o pouco nível de investimento nos cuidados aos idosos, onde PORTUGAL ocupa o 25º Lugar, dos países da OCDE. Outro fato surpreendente é que PORTUGAL ocupa o pior lugar do ranking dos países da OCDE, em número de cuidadores por cada 1000 pessoas com 65 e mais anos de idade.
Desde aos vários anos que a Direção da AAGI, tem vindo a chamar à atenção, para a necessidade de se formarem cuidadores formais e informais de forma profissional, para pessoas com 65 e mais anos de idade em PORTUGAL.
Por outro lado, esta associação tem vários documentos técnicos, que aponta para a necessidade de se estruturar rapidamente as politicas para um envelhecimento de futuro e com futuro para Portugal. É urgente uma estruturação de intervenção política em vários domínios. Nas nossas aparições públicas usamos uma expressão “Em Portugal em termos de envelhecimento andamos todos ao contrário”, agora a OCDE vem dar razão às múltiplas intervenções desta associação.
Mais Informação para comunicação social: (Tel. 969042537; 919711797)