A Associação promoveu, no dia 15 de Abril, um evento sobre realidade brasileira nos cuidados e serviços a pessoas idosas.

A Associação promoveu, no dia 15 de Abril, um evento sobre realidade brasileira nos cuidados e serviços a pessoas idosas. Este evento foi consequência de termos tido a honra de ser visitados por duas técnicas brasileiras que procuraram a Associação no sentido de aumentarem os seus conhecimentos sobre o envelhecimento e sobre a gestão de serviços destinados a Pessoas idosas.

As Dr.ª Roza Amorim e Andrea de Sousa, fizeram uma apresentação informal da sua realidade realçando-se as enormes diferenças entre o Brasil e Portugal nesta área dos cuidados a pessoas idosas, especialmente no que respeita a legislação, percebendo-se que a legislação brasileira é extraordinariamente exigente mas muito penalizante, tendo como base ainda uma atitude asilar dos equipamentos existentes.

Destacamos que percebemos que os lares no Brasil são ainda considerados Asilos e que existe uma atitude muito crítica em relação à institucionalização. Se é certo que a legislação brasileira está mais adaptada nesta área a uma perspectiva exclusivamente de saúde destinada a pessoas idosas com mais de 80 anos, também nos parece certo que os grandes avanços na área dos Direitos das Pessoas idosas implicam demasiado com a liberdade individual dessas mesmas pessoas colocando-as na sociedade como grupo quase infantilmente protegido.

Foi muito interessante perceberem-se algumas dessas diferenças e todos os participantes lamentaram apenas o pouco tempo que tiveram em discutir este assunto, já que existiam outros compromissos das palestrantes e da própria Associação.

A Associação destaca ainda o facto de, em pouco mais de dois dias ter conseguido mais de 50 a inscrição de 50 pessoas que correspondeu à lotação total da sala.

Este evento foi promovido pela associação em parceria com o Instituto Leopoldo Guimarães e contou com o apoio da Fundação Liga que disponibilizou as suas excelentes instalações.