3c407fcca52a7683dd1b8301bf624ad5.png

Congresso Internacional do Envelhecimento 2012

 

DIA 8 DE JUNHO O PAÍS QUE ENVELHECE VAI PARAR… E OUVIR COM ATENÇÃO!

 

DIREITO DAS PESSOAS IDOSAS: UM DEBATE MEDIÁTICO

O Congresso Internacional do Envelhecimento vai ter, logo a abrir os diversos painéis, um debate fundamental e extraordinariamente mediático, sobre os direitos das Pessoas idosas em Portugal.

Com um painel de personalidades de grande projecção pelo seu trabalho e conhecimento vamos ter intervenções sobre a representação jurídica das pessoas idosas e os desafios futuros para mudarmos procedimentos, comportamentos e atitudes nesta área que é a base de toda a construção dos modelos que existem ou devem existir para cuidar e oferecer serviços a um grupo da população que, em breve, representará 50% de todos os cidadãos dos Países desenvolvidos.
Existem milhares de pessoas em Portugal institucionalizadas sem que nenhum documento alguma vez tenha sido assinado a autorizar e a assumir essa institucionalização, como existem verdadeiros escândalos que envolvem o aproveitamento das incapacidades das pessoas idosas.
A culpa não será da legislação, nem tão pouco de orientações técnicas nunca cumpridas como sejam as determinadas pelo ex- instituto de desenvolvimento social que apresentou um guião para o tratamento de situações de incapacidade por parte dos cidadãos.
Contudo devemos entender que a sociedade que somos todos nós, temos a obrigação de cuidar dos nossos de uma forma correcta, digna e legal. Por isso trabalhamos grande parte da vida, contribuindo financeiramente para a sociedade que nos promete cuidados e serviços quando nos tornamos incapazes de os conseguir por nós próprios.
È pois hora de começarmos a falar na representação das pessoas idosas com incapacidade de decisão própria, nos direitos dessas pessoas, nos deveres da família e da sociedade, nos medos que essas pessoas tem de reclamar e de defenderem os seus interesses, nos modelos que temos para cuidados e serviços e que se encontram completamente desajustados ás necessidades reais.

Dr.ª Lúcia Lemos, advogada, professora e formadora do Curso de Gestão de Lares e Casas de Repouso da Associação Amigos da Grande Idade, com quem colabora quase em permanência, Dr.ª Mercês Borges, ilustre deputada na Assembleia da Republica com enorme experiência de trabalho no terreno na área social, detentora de um conhecimento prático de grande relevância e amiga da Associação Amigos da Grande Idade desde a sua fundação, Professora Maria do Rosário Zincke, presidente da Associação Alzheimer Portugal e que poderá falar profundamente de uma situação muito específica das pessoas idosas, muitas vezes duplamente descriminadas pela sua idade e pela sua patologia, destituídas na maior parte dos casos de quaisquer direitos que tenham em atenção essa mesma patologia, Professor José Ferreira Alves, conhecido como a personalidade em Portugal que maior trabalho tem desenvolvido na área dos maus tratos a pessoas idosas, referencia nacional e internacional sobre este assunto e autor de enorme quantidade de informação com vista a melhores práticas e desempenhos e Dr. Marinho Pinto que permite a concretização de um sonho antigo da Associação Amigos da Grande Idade que era a sua participação e envolvimento nos assuntos relacionados com o envelhecimento e que terá, como lhe é próprio, a frontalidade necessária para abordar os assuntos relacionados com os Direitos e a representação das pessoas Idosas. É para nós a “chegada” do Direito à área do envelhecimento, tão necessário para que todos nós possamos ficar mais tranquilos ao envelhecer neste País.

O painel será moderado por uma grande amiga da Associação, a Dr.ª Maria João Quintela, também uma das personalidades que mais tem lutado nesta área dos direitos das Pessoas Idosas. Uma pessoa frontal e ao mesmo tempo muito sensível às questões que se prendem com envelhecimento e grupos vulneráveis. O seu trabalho na Direcção Geral da saúde, onde hoje é consultora, após anos de actividade, é prova do seu posicionamento e da sua coragem em muitas vezes dizer o que é óbvio mas que ninguém diz.
Este é um painel de grande mediatismo que não pode perder, que marcará. Estamos certos que o desenrolar de todo o congresso e que terá grandes novidades e muitas pistas para o desenvolvimento do trabalho de todos os técnicos.

DIA 8 DE JUNHO COM INICIO ÀS 11.30 e que pretendemos não ter limitações de tempo.

INSCRIÇÕES PARA O CONGRESSO

 

10H30 PAINEL 1: MAUS TRATOS, DIREITOS E REPRESENTAÇÃO DAS PESSOAS IDOSAS

Moderador: Dr.ª Maria João Quintela

Dr.ª Lúcia Lemos,
Dr.ª Maria do Rosário Zincke,
Dr.ª Mercês Borges,
Professor Doutor José Ferreira Alves,
Dr. Marinho Pinto

 

47b5924a60931e4b38414eb4beb853e6.png
Mais Informação Associação Amigos da Grande Idade