A Associação Amigos da Grande Idade declara a reativação total da sua atividade a 1 de Outubro de 2025, após 2 anos de paragem, motivada por dificuldades em garantir a sua sustentabilidade financeira pós COVID mantendo a sua independência e liberdade em relação a qualquer apoio externo.
Continuando com a forte convicção de que é possível ter um envelhecimento mais digno e respeitado, dirigirá sua maior atenção para o envelhecimento institucionalizado, o envelhecimento esquecido e escondido por trás de muro raramente abertos às pessoas e no interior dos quais se dão os acontecimentos mais violentos e mais graves contra pessoas idosas fragilizadas. O envelhecimento de quem ninguém quer falar porque é desconfortável dada a responsabilidade de todos os cidadãos sobre as práticas e o modelo atual.
Mas pretende-se também continuar a desenvolver a paixão que temos pela reflexão, procura de conhecimento e formação, reativando as nossas proposta de cursos, workshops, eventos diversos e a Pós-Graduação, que mudou a face da formação em Portugal e motivou mais de uma dezena de entidades a reproduzirem esse modelo.
Daremos seguimento decerto a incomodar o poder junto das principais entidades nacionais e do conjunto dos Partidos Políticos que, no nosso País, determinam a nossa vida.
Vamos reativar a nossa atividade com toda a energia, com uma profunda remodelação dos nossos quadros de recursos humanos, alargando-os sem reservas, preconceitos ou invejas tão próprias da nossa sociedade. Todos somos bons e importantes para mudar uma área cuja nossa vida vai atravessar.
Estamos vivos: mais velhos, mas vivos.
