A Associação Amigos da Grande Idade – Inovação e Desenvolvimento, anuncia oficialmente a realização do seu primeiro grande evento que assinala os dois primeiros anos de actividade.
No dia 11 de Dezembro vamos realizar um encontro no auditório do Instituto Nacional de Reabilitação, Av. Conde de Valbom 63, que contará com a presença de um conjunto de personalidades que muito tem dado da sua actividade profissional à causa da Grande Idade. Dizemos causa, com todo o sentido, porque na verdade os problemas da Grande Idade devem tronar-se uma casa nacional, uma causa de todos nós.
Vamos falar de arquitectura dos espaços e das cidades tornado-as mais adequadas às Pessoas Idosas, de doenças características da Grande Idade, de acessibilidades, de deficiência e incapacidade, de novas dinâmicas e reformulações de sistemas de comparticipação e de certificação da qualidade dos serviços destinados a este enorme grupo da população nacional. Não vamos lamentar, nem criticar, nem mantermos a imobilidade dos oradores que falam do alto das tribunas. Vamos ter pessoas que estão interessadas em mudar, em insistir e persistir. Vamos falar de soluções, de trabalho e de esperança.
Por isso convidamos todos os acreditam que é possível alterar o actual panorama das respostas para as Pessoas Idosas a participarem neste modesto evento, mas que, para nós, pode representar um passo sério em relação ao futuro.
Pode consultar o programa no nosso site e fazer ai a inscrição que sendo gratuita é obrigatória atendendo ao numero limitado de lugares da sala.
ORADORES PARTICIPANTES:
· Alberto Montoya Cano (Alcalá la Real, Jaén, 1975) é Arquitecto pela Escola Técnica Superior de Arquitectura de Granada (2002). Entre 2003 e 2008 colaborou com o arquitecto João Álvaro Rocha, no Porto. Desde 2006, desenvolve actividade própria em conjunto com Cristina Emília Silva, tendo realizado projectos e obras nas áreas residenciais e de equipamentos, destacando entre eles os de residência para a terceira idade e ensino. Em 2009 obtém o título de Especialista em Estudos Avançados em Arquitectura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade de Porto, onde actualmente desenvolve a Tese de Doutoramento relacionada com as questões do Habitar na Velhice.
· Filipe António Valente (médico em representação da NOVARTIS). Nascido na Suíça fez o percurso acadêmico em Angola, na Faculdade de Medicina de Luanda, terminando na Faculdade de Medicina de Lisboa, concluindo o curso em 1980.
Realizou o internado no Hospital de S. Bernardo, em Setubal.
Trabalhou 6 anos no Hospital de Togo e voltou à Suíça, onde trabalhou durante 4 anos na Clinica Prairie.
Regressou a Portugal, ao Centro de Saúde da Quinta do Conde e está há 3 anos no Centro de Saúde do Pinhal Novo.
Apoia várias Instituições de Solidariedade Social, na valência de Lares de Idosos.
· Drª Ana Salvado: Subdirectora do Instituto Nacional para a Reabilitação, IP.
· Drª Maria João Figueira: Técnica Superior de Educação especial e Reabilitação. Coordenadora do Centro de Actividades Ocupacionais da CERCIZIMBRA – Cooperativa para a educação e reabilitação de cidadãos inadaptados de Sesimbra, CRL.
· Arquitecto Fernando Lima Pacheco: “ArquitecturaAcessivel.com”. Trabalho relevante desenvolvido na área das acessibilidades.
· Drª Sandra Feliciano: Auditor/consultant and Trainer. Integrated Management Systems. PhD candidate in e-Planning (MIT – Portugal Program). Representa a EIC – Empresa Internacional de Certificação.
· Eng. Suzete Cardoso: Representa a Escola Nacional de Saúde Publica – Universidade Nova de Lisboa. Engenheira Industrial. Professora na ENSP-UNL. Pós graduação em gestão de serviços de saúde (ISCTE) e Pós-graduação em Administração Hospitalar (ENSP-UNL).
· Dr. José Sousa auditor/consultor independente a desenvolver programa para a certificação de equipamentos sociais em parceria com a AAGI-ID.
· Bernardo Alfredo Henríquez Cornejo: Professor Doutor, Presidente do Centro Português de Investigação em Historia e Trabalho Social.
· Drª Maria das Dores Meira: Presidente da Câmara Municipal de Setubal.