AAGI

Radar Social

Jun 14, 2012

A Associação Amigos da Grande Idade – Inovação e Desenvolvimento vai lançar uma nova iniciativa que prevemos seja marcante para a análise, acompanhamento, orientação e avaliação do trabalho que se realiza na área da Grande Idade, das necessidades reais dos País para enfrentar novos desafios criados pelo envelhecimento e influenciar decisões e orientações institucionais.

Planeamos a apresentação desta iniciativa no mês de Outubro deste ano que passará pela constituição de um Grupo de peritos Nacionais que possam reflectir sobre questões importantes que digam respeito à Grande Idade.

Um dos principais objectivos para o ano de 2012 será a avaliação da qualidade do País para pessoas idosas, em função de indicadores existentes e internacionalmente aceites como válidos.

Ler mais

Grande sucesso do Congresso

Jun 14, 2012

GRANDE SUCESSO DO CONGRESSO INTERNACIONAL DO ENVELHECIMENTO

Durante os dias 8 e 9 de Junho, foi visível a enorme satisfação de todos os participantes do Congresso Internacional do Envelhecimento que representou a maior iniciativa realizada em Portugal no Ano Europeu do Envelhecimento Activo e Solidariedade Intergeracional.
Dezenas de personalidades e centenas de participantes assistiram durante dois dias a 10 painéis de significativa importância nos quais participaram alguns dos maiores especialistas nacionais e europeus em assuntos ligados ao envelhecimento, tanto na área social como na área da saúde.
O deslumbramento pelo êxito do congresso não marca as preocupações da Associação que pretende dar continuidade ao seu trabalho no qual o Congresso se enquadra, mas não poderemos deixar de concordar que agora muito mais pessoas acreditam nas convicções e na acção prática da Associação, tendo ficado para trás alguns corporativismos e interesses particulares que muito prejudicam o trabalho voluntário e sério de entidades semelhantes à nossa.
Desde os residentes de um Lar que asseguraram os coffe-breaks do Congresso, passando por um conjunto de extraordinários colaboradores que nada ganharam senão o enriquecimento das suas vidas em termos de conhecimento e de felicidade, até à direcção da Associação, pode dizer-se que se acordou no dia seguinte com o sentimento da missão cumprida mas de muito maiores responsabilidades e novas missões para cumprir.

Ler mais

Nova Portaria

Mai 21, 2012

SAIU A PORTARIA QUE DEFINE AS CONDIÇÕES DE ORGANIZAÇÃO, FUNCIONAMENTO E INSTALAÇÃO DE ESTRUTURAS RESIDENCIAIS PARA PESSOAS IDOSAS

Portaria n.º 67/2012
de 21 de março

Saiu hoje, com data a 21 de Março a Portaria que estabelece as novas condições de funcionamento de Lares de idosos.
Sem surpresa apresenta grande flexibilidade naquilo que mais incomodava e encarecia os investimentos nesta área: as áreas funcionais e os metros quadrados.
Com alguma tristeza não foi tão longe como se desejaria no que diz respeito ao que elegemos de mais importante no funcionamento destas estruturas: o pessoal.
Mantem-se indicadores de pessoas sem que os mesmo estejam ligados a quaisquer indicadores de qualidade. Valoriza-se o número em detrimento da formação (que não é referida) e aumenta-se até a exigência na área da ocupação (!) indicando um animador por cada 20 utentes.
É certo que se refere que os números indicados podem ser adaptados e nós defendemos isso mesmo. Adaptados em função das necessidades e dos indicadores de qualidade que deveriam ser, pelo menos, referidos.
Sabemos que nem tudo se pode fazer de uma vez e temos esperança que este seja o caminho correcto, especialmente se os serviços fiscalizadores mudarem radicalmente de atitude deixando de ser policiais e passando a ser pedagógicos e verdadeiros parceiros, contribuindo para que os operadores, sejam eles sociais ou privados aumentem a sua qualidade.
Não podemos deixar de referir a ausência de referências à formação de pessoal, ficando vaga esta área que determina todo o funcionamento destas estruturas.
Exige-se pessoal mais formado, mais qualificado em contexto de trabalho. Não é uma exigência que se tenha de fazer para a contratação mas é pelo menos uma obrigatoriedade das direcções técnicas e das lideranças das entidades e instituições em manterem planos de formação adequados e alinhados em permanência que possam ser avaliados através de processos individuais dos colaboradores que desenvolvem actividades nessas instituições e entidades. Podemos insistir em ter lares com mais trabalhadores do que residentes mas isso não determina qualidade, não aumenta a felicidade dos residentes, se esse pessoal não tiver formação permanente e avaliação do desempenho.
De qualquer forma não podemos deixar de nos congratular pelo facto de, finalmente, termos o ciclo de legislação fechado após 5 anos de existência de um Decreto-Lei sem qualquer despacho ou portaria que o legislasse. Neste percurso mais recente do Ministério da solidariedade e Segurança social e após o PES (Programa de Emergência Social) já foram publicados o Decreto-Lei 99/2011 e agora a Portaria 67/2012. São passos que nos tranquilizam no que respeita a uma preocupação que não tem existido em relação aos equipamentos destinados a pessoas idosas.

Consulte a portaria em: Portaria n.º 67/2012

Ler mais

Importância da especialidade de Geriatria na formação médica

Mai 21, 2012
3c407fcca52a7683dd1b8301bf624ad5.png

Congresso Internacional do Envelhecimento 2012

PAINEL 5:

IMPORTÂNCIA DA ESPECIALIDADE DE GERIATRIA NA FORMAÇÃO MÉDICA
Um Debate mediático…

AUDITÓRIO 2
9 DE JUNHO 2012
14.30 HORAS

Professor Doutor Gorjão Clara
Professor Doutor Teixeira Veríssimo
Professor Doutor José Ribera-Casado


O Congresso Internacional do Envelhecimento vai discutir a importância do ensino de geriatria na formação médica.

Segundo dados existentes e que são do conhecimento geral, Portugal é um dos raros países em que não existe esta especificidade no curso de medicina.

Numa sociedade que caminha para um envelhecimento significativo é, no mínimo, estranha esta situação atendendo ao enorme número de especialidades médicas existentes.
Na procura desta e de outras respostas a Associação teve a felicidade de se cruzar com o Professor Doutor Gorjão Clara que, paciente e pedagogicamente, nos explicou as razões mais profundas desta situação e as suas raízes históricas. Não querendo entrar em polémicas que não sejam importantes para resolver questões essenciais, quisemos trazer ao Congresso a abordagem do tema da geriatria na medicina, a necessidade de ser especialidade médica ou não e a importância que a medicina dá hoje a questões que só aos idosos dizem respeito.

Manuel Teixeira Veríssimo, Professor Doutor em Coimbra, é também reconhecidamente outras das vozes que deve fazer-se ouvir sobre a questão da geriatria como especialidade e temos curiosidade sobre a sua intervenção neste interessante painel.

É também importante reconhecermos o que se vai fazendo lá por fora e ainda que os Professores Gorjão Clara e Teixeira Veríssimo acompanhem de perto os modelos em desenvolvimento por todo o mundo, quisemos incluir nele debate que se pretende que tenha continuidade após o congresso, O Professor Doutor José Ribera Casado, da Espanha.

É um painel mediático mas mais que tudo, um painel de enorme partilha de conhecimento e de profunda reflexão sobre a medicina actual e os desafios do envelhecimento em PORTUGAL.

 

 

A não perder…

 


https://www.associacaoamigosdagrandeidade.pt/congresso/

>>INSCRIÇÕES PARA O CONGRESSO<< 

https://www.associacaoamigosdagrandeidade.pt/congresso/inscricoes/
47b5924a60931e4b38414eb4beb853e6.png

Mais Informação Associação Amigos da Grande Idade
Ler mais