Aa25rp

Início do Curso de Pós-graduação 2017/2018

Out 9, 2017

 

IV PÓS GRADUAÇÃO EM GESTÃO DE SERVIÇOS E EQUIPAMENTOS DESTINADOS A PESSOAS IDOSAS

 

Iniciou-se a 7 de Outubro a IV Pós Graduação em Gestão de Equipamentos e Serviços destinados a Pessoas Idosas.

Esta Pós Graduação é uma iniciativa realizada em parceria com a Escola Superior de Saude da Cruz Vermelha Portuguesa e vais decorrer até 30 de Junho de 2018 com 21 sessões presenciais conferindo 30 ECTS, diploma de curso e certificado de formação profissional.

A IV Pós Graduação tem algumas alterações em relação às anteriores edições, respondendo assim de forma mais pragmática às necessidades dos participantes.

Esta edição é constituída essencialmente por sois pilares: um com grande componente teórica e académica que culminará com a apresentação de artigos científicos ou trabalhos de pesquisa e outro exclusivamente prático que permitirá a cada um dos participantes desenvolver um projecto pessoal e profissional, com acompanhamento permanente de tutoria. É uma ambição significativa que muito eleva as expectativas mas temos a certeza que iremos conseguir os objectivos propostos, tendo em conta a experiencia já acumulada nas 3 edições anteriores.

No que respeita a docentes mantem-se o conjunto único de personalidades relevantes que temos conseguido juntar e que disponibilizam o seu tempo para garantir o êxito desta formação. Rui Brites, Ricardo Pocinho, Cláudia Moura, Carla Ribeirinho, Joana Ferreira, Maria João Quintela, António Fonseca, Helder Fernandes, Luís Jacob, Zaida Azeredo, António Palha, Sérgio Santos, Alexandra Neves, Paula Almeida são alguns dos docentes desta Pós Graduação.

A Pós Graduação vai integrar ainda um fim-de-semana de formação executiva que será aberto a participantes externos, constituído por sessões de formação e por oficinas de trabalho. Este fim-de-semana executivo tem o apoio de várias empresas, destacando-se a Gameiros, Servilusa, X Action e My Sénior.

Ler mais

Lista de Discentes – Curso de Pós-graduação 2017/2018

Out 3, 2017

 

Já se encontra disponível a lista de discentes seleccionados para o Curso de Pós-Graduação 2017/2018. Pode consultá-la mais abaixo.

 

  1. Ana Sofia Martins Mendes
  2. Andreia Marques André
  3. Ricardo Alexandre Davide Carragosela
  4. Nuno Miguel Lopes Valente
  5. Daniela Filipa Machado Dias
  6. Isabel Paula Gomes Araújo
  7. Liliana Carina Gomes
  8. Nuno Manuel Carvalho Conceição
  9. Rebeca de Barros Caldeira
  10. Sónia Alexandre Farias de Sousa Claro
  11. Tânia Patrícia Afonso Coelho
  12. Tânia Filipe Brogueira Vieira
  13. Tiago Emanuel da Conceição da Piedade
  14. Vânia Sofia Jorge da Silva Jesus
  15. Raquel Marques de Sá Costa
  16. Nuno Miguel da Silva Pinhão Dâmaso Fazenda
  17. Mónica Alexandra Juvandes Vaz
  18. Gui do Couto Gonçalves
  19. Maria Luísa Teves
  20. Maria Teresa dos Reis Lopes Silveira Galvão
  21. Valentim dos Santos
  22. Susana Maria Nunes de Oliveira Fazenda
  23. Ana Júlia da Silva Monteiro de Macedo
  24. Filipa de Almeida Pico
  25. Paula Cristina Ferreira Soares Consciência
  26. António Mendes Abrantes
  27. Fernando Augusto Costa Pires

 

Ler mais

NOVA PARCERIA: ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA ENFERMEIROS E MÉDICOS DE EMERGÊNCIA

Jul 20, 2017

APEMERGA Associação Amigos da Grande Idade estabeleceu mais dois protocolos com entidades de relevância nacional e importantes para o desenvolvimento de trabalho conjunto em várias áreas.

A APEMERG é uma jovem associação que tem como objetivos a divulgação e melhoria da imagem dos profissionais médicos e enfermeiros de emergência pré-hospitalar, , organizar eventos científicos, fomentar a investigação clinica e participar como grupo consultivo: tudo isto na área da emergência pré-hospitalar.

A Associação Amigos da Grande Idade e a APEMERG tem a intenção de desenvolver formação na área da intervenção de emergência destinada a profissionais menos qualificados que exercem funções em equipamentos e serviços destinados a pessoas idosas.

OPUS GAYA outra parceria recentemente assinada foi com a OPUS GAY, uma organização cívica de carater social criada para promover a solidariedade entre todos os membros da comunidade LGBT portuguesa, ultrapassando fronteiras politicas, geográficas, sociais e etárias.

A Associação Amigos da Grande Idade tem como objetivo discutir e refletir sobre a situação da comunidade LGBT no processo de envelhecimento, enquadrando esta reflexão num âmbito mais geral que é o da sexualidade no envelhecimento.

Ler mais

PROTOCOLO COM A RESIDÊNCIA SÉNIOR LEZÍRIAS

Jul 20, 2017

RESIDENCIA SÉNIOR LEZIRIASA associação Amigos da Grande Idade assinou um protocolo de colaboração com a Empresa Pétalas pautadas, detentora de uma Estrutura Residencial para pessoas idosas, a Residência Sénior Lezírias.

Este protocolo pretende entre outros objetivos, implementar um centro de formação profissional em contexto de trabalho, com realização de cursos de assistente operacional, auxiliares, diretores técnicos, enfermeiros, assistentes sociais, gerontólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, amimadores sociais, psicólogos e outros profissionais que exerçam funções em equipamentos e serviços destinados a pessoas idosas.

Também existe a intenção de serem desenvolvidos alguns trabalhos de investigação na área da institucionalização e aplicação dos mais inovadores procedimentos, avaliando os mesmos e apresentando resultados após a sua aplicação.

A Associação que em breve poderá a gestão dos seus primeiros equipamentos com prestação de serviços e cuidados, aguardando para isso, o estatuto de IPSS cujo processo está em curso, não quer perder a ligação ao trabalho de terreno que se realiza e a ligação aos problemas e necessidades da institucionalização.

Ler mais

QUALIDADE DE VIDA DAS PESSOAS IDOSAS NA SUA REGIÃO

Jul 20, 2017

Qualidade de vida das pessoas idosasA Associação Amigos da Grande idade desafiou um conjunto muito alargado de candidatos de várias regiões do país e de todas as forças partidárias e conjuntos de cidadãos independentes a enviarem uma medida para melhorar a qualidade de vida das pessoas idosas na sua região.

A Associação Amigos da Grande Idade deseja que em breve a liderança da área social na oferta de cuidados e serviços a pessoas idosas passe a ser exercida pelo poder local, abandonando os centros centrais de decisão que se mostraram até hoje incapazes de reconhecer as necessidades de cada uma das pessoas idosas e das suas comunidades, normalizando as regras e os procedimentos e obrigando todos a ter a mesma oferta mesmo com desejos diferentes.

O poder local, através das redes sociais locais poderá ter a capacidade de gerir os recursos de forma mais eficaz e mais direcionada para as pessoas que são a grande razão de todos os nossos esforços e preocupações. É preciso pedir essa responsabilidade a cada uma das autarquias, mas ao mesmo tempo dotá-las de capacidade financeira e de meios para poderem desenvolver essa liderança. Delegação sem autoridade e autonomia não é o mais desejável.

Porque acreditamos que as cidades e vilas deste País são a imagem do líder local autárquico e da sua equipa, bem como os espaços públicos, os benefícios locais, as iniciativas regionais, as sinergias comunitárias e a distribuição de recursos, representam sempre a vontade politica de quem lidera.

Nesta perspetiva resolvemos enviar uma pergunta simples a um grande número de candidatos. A pergunta é: descreva uma medida que propõe no seu programa e que pretende implementar que possa especificamente melhorar a qualidade do envelhecimento da sua comunidade.

Tendo já constatado a dificuldade de encontrar os contactos dos candidatos (a maior parte deles não se encontram publicados), vamos esperar por alguma colaboração, não tendo, somos sérios, grande expectativa sobre a participação. Mas assim também perceberemos quem dá importância ao envelhecimento na sua comunidade, mesmo sabendo eu grande parte das pessoas idosas não vota, exatamente pela pouca importância que lhe tem sido dada.

Ler mais

TERMINOU A PÓS GRADUAÇÃO MAIS CONCORRIDA REALIZADA EM PORTUGAL

Jul 20, 2017

TERMINOU A PÓS GRADUAÇÃO MAIS CONCORRIDA REALIZADA EM PORTUGALA Pós-Graduação em Gestão de equipamentos e serviços destinadas a pessoas idosas fechou a edição de 2916/2017.

Esta Pós-Graduação representa a única e melhor formação na área da gestão, liderança e desempenho de funções nos lares de idosos, cuidados domiciliários e centros de dia que existe em Portugal.

Escusado será dizer que várias entidades têm propostas semelhantes e que muitas delas já tentaram iniciar formações deste género. Por razões que conhecemos e que se entendem com facilidade essas formações ficaram vazias de candidatos e conteúdos e a maior parte delas é realizada com pouco mais de meia dúzia de alunos.

A Associação é dura e violenta na abordagem a esta situação e à concorrência. Na verdade, não se pode permitir que pessoas que nunca entraram num lar, nunca desempenharam funções no sector da institucionalização e algumas delas, as poucas que apresentam, “experiencia”, desenvolvem a sua atividade em entidades que muito deixam a desejar no que respeita a qualidade, dignidade e confiança.

Dotámo-nos de um conjunto de formadores (docentes) que se distingue em duas vertentes: uma na experiência qualificada, avaliada e visível em gestão de equipamentos e serviços, outra que se diferencia no sector da investigação, conhecimento e evidencia científica do envelhecimento.

Mais de vinte docentes passam pela nossa Pós-Graduação se não contarmos com as presenças no II CONGERSSO NACIONAL DA GRANDE IDADE que estava incluído nos conteúdos de formação.

Estamos já com inscrições abertas e em processo de seleção dos novos alunos candidatos à Pós-Graduação de 2917/2018 que arranca ao mesmo tempo em Lisboa e Braga.

Mantemos a parceria muito benéfica com a Escola Superior de saúde da Cruz Vermelha Portuguesa, o que nos permite ter creditação profissional (DGERT) e creditação académica (ESSCVP).

Asseguramos também o baixo custo da Pós-Graduação e apresentamos algumas novidades em conteúdos que nos pareceram de importância significativa para os alunos: avaliação e tratamento/gestão da dor, construção de horários de trabalhadores/colaboradores e gestão de tempos e cargas de trabalho, felicidade no envelhecimento e organização de registos e planos de intervenção.

Da Pós-Graduação que agora termina recordamos a enorme qualidade dos trabalhos finais apresentados e da estabilidade do grupo que se manteve com a participação de 30 alunos durante os 10 meses de curso.

Pos Gradução AAGI

Ler mais

II CONGRESSO NACIONAL DA GRANDE IDADE

Jul 20, 2017

Congresso Grande Idade 2017Realizou-se nos dias 30 de junho e 1 de julho o II Congresso Nacional da Grande Idade, cumprindo os objetivos determinados pela associação Amigos da Grande Idade no âmbito da Pós-Graduação em Gestão de Equipamentos e Serviços destinados a pessoas Idosas.

Com 43 oradores e mais de 200 participantes, o II Congresso nacional da Grande Idade foi mais um evento que marca a sociedade portuguesa no que respeita á reflexão sobre envelhecimento.

Com a comunicação social e as grandes estruturas sempre de costas voltadas para um tema que deve estar na preocupação de todos, mas que é suficientemente mediático para abrir noticiários e dar protagonismo a pessoas, estiveram no auditório Ruy de Carvalho em Carnaxide, os principais conhecedores do envelhecimento desde cidadãos comuns no exercício livre da sua cidadania até aos investigadores mais relevantes do nosso País.

A organização do evento foi assegurada por colaboradores voluntários da Associação amigos da Grande Idade e da Escola Superior de Saúde da Cruz vermelha Portuguesa e mostrou-se extraordinariamente profissional na opinião de todos os participantes.

A Associação prepara-se agora para maior ambição nesta área e pretende lançar em breve o Congresso Internacional do Envelhecimento. Um evento que deseja trazer ao nosso país a versão do envelhecimento em todo mundo.

As questões do envelhecimento exigem a nossa preocupação. Estamos a viver muito mais anos, conquista que aumenta ano a ano, contudo envelhecemos muito rapidamente e continuamos sem nos prepararmos para isso.

Também se começam a levantar sérias questões especificas que se mantem como tabus: a sexualidade e as diferentes opções sexuais, a incapacidade numa idade muito anterior ao que consideramos idoso, as comunidades estrangeiras, a manutenção da atividade pós reforma, etc.

A Associação acredita que o trabalho que podemos fazer é importante para a alteração do modelo que atualmente existe permitindo uma maior dignidade, menor institucionalização e mais funcionalidade.

GRANDE IDADE - II CONGRESSO NACIONAL

Ler mais