A Direcção da Associação reuniu com o Instituto Português da Qualidade, procurando encontrar os caminhos mais acertados para poder contribuir para a implementação dos manuais de qualidade publicados pelo ISS.

 

O Instituto Português da Qualidade, através do Departamento de Informação, desenvolvimento e assuntos europeus, representado pelo seu Director, Eng. Ricardo Fernandes e pela Dr.ª Ana Pinto, teve a gentileza de conceder uma reunião que a Associação pediu.

 

O objectivo da Associação foi encontrar os caminhos correctos para poder intervir na área da qualidade dos serviços prestados pelos equipamentos sociais.

 

Temos vindo a verificar que alguns grupos começaram a apresentar várias propostas às Instituições que dizem respeito à qualidade, não nos parecendo existir qualquer enquadramento legal ou mesmo oficial dessas propostas. Como hoje nos foi transmitido pelos representantes do IPQ, não basta reunirmos um conjunto de amigos para começarmos a falar de qualidade e a apresentar-nos como certificadores de qualidade. Estes processos são, felizmente, mais rigorosos.

 

Assim compreendemos que a certificação de qualidade divide-se em dois módulos distintos: a certificação dos sistemas de gestão de qualidade e a certificação da qualidade dos serviços. Os manuais do ISS enquadram-se na qualidade dos serviços.

 

Também entendemos que esta certificação tem que ser feita por entidades certificadas e independentes, não podendo ter interesses na área que estão a certificar. A própria Associação, tendo como associados alguns equipamentos sociais não poderá nunca certificar, o que nos faz pensar que algumas mensagens publicitárias que neste momento são enviadas às Instituições são puro engano.

 

O que a Associação pode e deve fazer é divulgar, oferecer consultadoria para formação e apoio técnico na implementação dos manuais nas Instituições e são, de facto estas áreas que vamos desenvolver.

 

Oferecemos, a partir de Janeiro de 2010 o 1º Curso especifica sobre implementação e gestão da qualidade em lares de idosos e casas de repouso e temos já no nosso site informação, sem quaisquer reservas, que apresenta a publicação dos manuais de qualidade do ISS e do próprio IPQ.

 

Entendemos que esta é uma oportunidade única para as Instituições melhorarem significativamente os seus serviços e os cuidados que prestam.

 

Agradecemos publicamente ao IPQ, nas pessoas dos nossos interlocutores Exmo. Senhor Engenheiro Ricardo Fernandes e da Exma. Senhora Doutora Ana Pinto, a reunião de esclarecimento que nos concederam.