A Associação Amigos da Grande Idade foi recebida pelo Departamento de Desenvolvimento social da Câmara Municipal de Lisboa

Representada pelo Presidente e Vice-Presidente, a Associação foi recebida pela Chefe de Divisão de Acção Social e Saúde, Dr.ª Célia Tereso e pela responsável pela área dos Idosos e Instituições, Dr.ª Célia Bandarra.

A reunião surgiu em consequência do interesse demonstrado pela Exma. Senhora Vereadora com o Pelouro Social, Arquitecta Helena Roseta, em conhecer o trabalho que a Associação tem desenvolvido.

Após uma apresentação breve da Associação e da sua actividade mais recente, fomos informados que a Câmara Municipal está neste momento a desenvolver o projecto SÓS, através da referenciação de pessoas em situação de risco a viverem na cidade.

Este projecto que implica a utilização de uma rede de comunicações e que em muito se assemelha a projectos de tele-assistência está a utilizar as potencialidades da área da Protecção Civil, algo que a Associação vem defendendo ara estes sistemas há muitos anos. Comunicámos pois a nossa grande satisfação pelo modelo que está a ser implementado já que julgamos que esta é a via mais correcta para desenharmos um modelo nacional de apoio domiciliário com o recurso a novas tecnologias de comunicação. Contudo não é preciso inventar e esbanjar recursos quando os recursos já existem nas entidades e nas comunidades. A tele-assistência deve ter como base, centrais de callcenter da responsabilidade dos serviços de protecção civil.

Fomos também informados de algumas actividades que a Câmara Municipal de Lisboa pretende desenvolver no Ano Europeu do Envelhecimento Activo e Solidariedade Intergeracional. Ficámos impressionados com o Programa Envelhecimento Activo e Saudável no qual participam 48 Juntas de freguesia, demonstrando, mais uma vez, que os meios estão no terreno e só necessitam de organização, planeamento e liderança.

A Associação destaca ainda a coincidência de opiniões sobre alguns problemas que dizem respeito às pessoas Idosas entre as responsáveis do departamento de desenvolvimento social e a Associação.

Abriu-se, com este encontro, mais uma importante porta para partilhar informação e desenvolver actividades.