Dra. Mariana Ferreira

Dr.ª Mariana Ribeiro Ferreira, Presidente do Instituto de Segurança Social, I.P.

 

A Associação Amigos da Grande Idade – Inovação e Desenvolvimento, foi recebida pela Presidente do Instituto da Segurança Social, Dra. Mariana Ribeiro Ferreira.

 

 

 

 

A Associação Amigos da Grande Idade, foi recebida pela Presidente do Instituto de Segurança Social, Dr.ª Mariana Ribeiro Ferreira. A delegação da Associação foi constituída pelo Presidente Rui Fontes, Vice-Presidente César Fonseca e pelo colaborador Sérgio Gomes.

A Associação apresentou cumprimentos e fez uma breve apresentação da sua história e de algumas das atividades mais relevantes. Apresentou-se como uma Associação sem fins lucrativos mas sustentável, sem qualquer dependência de subsídios ou apoios formais de entidades públicas ou privadas e ainda como uma entidade que prefere contribuir para o desenvolvimento da área do envelhecimento, procurando soluções e alinhando os seus objetivos com os desígnios do Estado Português do que manter o velho e estafado discurso da procura de culpados e da lamentação permanente da sorte e azar nacional.

Tivemos ainda oportunidade de discutir dois documentos estratégicos da Associação, as Cinco Medidas para um envelhecimento com Futuro em Portugal e o Plano Nacional de legalização de Lares.

Recebemos da parte da Dr.ª Mariana Ribeiro Ferreira uma nítida simpatia e abertura para a discussão das nossas ideias. Destacamos algumas opiniões coincidentes mas também alguma divergência de opinião que nos pareceu ser entendido pela Presidente do ISS como uma forma que pode abrir novas portas para a discussão do envelhecimento em Portugal.

Como nota muito importante desta audiência devemos referir que existe uma disponibilidade muito grande por parte do ISS em colaborar com instituições e entidades públicas e privadas na construção e implementação de respostas dignas, legais, adequadas e ajustadas às necessidades. Ficamos com a certeza que poderemos, com alguma facilidade recorrer ao ISS que se posiciona hoje como uma entidade parceira e com preocupações pedagógicas e não como a entidade policial e fortemente penalizadora como a história e tradição mais recente construiu essa imagem.

Registamos esta mudança que se enquadra num comportamento oficial do Estado mais realista e mais pragmático, assumindo as dificuldades existentes e não continuando a construir um modelo de intervenção que o país não poderá nunca suportar.

Por último convidámos a Dr.ª Mariana Ribeiro Ferreira para participar como oradora no Congresso nacional da Grande Idade, recebendo não só a sua confirmação como o seu apoio e as suas felicitações pela iniciativa.

A associação deseja muito aprofundar esta ligação, pensando que o ISS é verdadeiramente uma entidade que deve assumir a liderança de algumas fundamentais transformações.