COMISSÃO EUROPEIA PROPÕE 2013 COMO ANO EUROPEU DOS CIDADÃOS
Com a celebração do vigésimo aniversário da introdução da cidadania da União pelo Tratado de Maastricht, a 1 de Novembro de 1993, a Comissão Europeia propôs que 2013 fosse designado «Ano Europeu dos Cidadãos».
ASSOCIAÇÃO AMIGOS DA GRANDE IDADE PROPÕE A INCLUSÃO DA PREOCUPAÇÃO SOBRE OS DIREITOS E A REPRESENTAÇÃO JURIDICA DAS PESSOAS IDOSAS NESTE ANO EUROPEU.
Os Cidadãos Europeus devem gozar dos mesmos direitos e não existe cidadania sem que os direitos de todos estejam garantidos e sem que se exerça a descriminação positiva em relação a grupos mais vulneráveis da população.
Portugal estará na cauda da Europa em relação aos direitos dos mais velhos e estará numa posição de subdesenvolvimento em relação á representação jurídica de pessoas idosas que perdem a sua capacidade de decisão.
É urgente tratar deste assunto e a Associação Amigos da Grande Idade vai dedicar parte do seu trabalho a esta área.
- Criação de observatório dos direitos e representação da pessoa idosa;
- Criação de declaração de defesa das Pessoas idosas;
Esperamos que os mais interessados se juntem a nós, estando a receber voluntários para abraçar este projecto que não tem limites, não está ainda formatado ou dependente de qualquer exigência corporativa ou outra.
Em Fevereiro realizaremos a primeira acção pública.