A investigação é hoje uma importante área em desenvolvimento.
Portugal tenta recuperar imensos anos perdidos em que se encontrou de costas voltadas para o desenvolvimento e a inovação. Este desenvolvimento e inovação só são possíveis com investimento sério na investigação.

Mas é importante que se clarifiquem os objectivos dessa investigação e a AAGI pugna para que a mesma abandone a exclusividade de projectos puramente teóricos e qualitativos e sejam abertas algumas portas para a investigação prática e quantitativa. Será esta investigação que muito contribuirá para as profundas alterações que são necessárias na área da Idade.
Só fazendo perceber os administradores, gestores, patrões, directores e demais hierarquias superiores das organizações e Instituições que existem alterações fundamentais a introduzirem na sua prática e que a justificação dessas alterações é apresentada com dados quantitativos e reais é que conseguiremos alterar a situação dos actuais lares e casas de repouso.

Não basta o facto de dizer que a introdução de mais enfermeiros ou fisioterapeutas ou outros técnicos aumentam a qualidade dos cuidados nos lares. È preciso demonstrar que isso corresponde à verdade, que podem existir ganhos não só de qualidade como também económicos, que isso fará com que existam menos quedas das camas, menos escaras, menos recursos caros a outras instituições, menos consumo de medicação, menos desperdicio de outros recursos humanos. E isto é preciso traduzir em valores e não ficarmos pelas eternas e profundas teses teóricas e completamente discutíveis para quem desenvolve o seu trabalho no terreno.
A AAGI – ID pretende apoiar todos os projectos de investigação que se realizem nesta área da Grande Idade, ou através dos seus ainda fracos meios ou através de encontrar parceiros com meios mais fortes. Se pretende investir em projectos de investigação contacte-nos e pelo menos saiba das nossas propostas e opiniões.

Trabalhos de investigação patrocinados pela Associação:

PROJECTO LAR DE IDOSOS DO SBSI/SAMS/BANCO EUROPEU DE INOVAÇÃO

TESE MESTRADO RENATO BARROS: Lares de Idosos

– SELECÇÃO  E CARACTERIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE MEDIDA ÚTEIS À INTERVENÇÃO DA FISIOTERAPIA EM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS DE ROSA CAMPOS MENDES E MARIA DE FÁTIMA  PERLOIRO

PROJECTO MOCECOS – UMA OBSERVAÇÃO DOS CIDADÃOS IDOSOS NO PRINCÍPIO DO SÉCULO XXI

RELATÓRIO CRÍTICO DO PROJECTO DE VIDA AO PROJECTO DE CUIDADOS PARA LARES RESIDENCIAIS: A DIMENSÃO PSICOLÓGICA DO RELACIONAMENTO ELABORADO POR RUI MANUEL NEVES

CIF – CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE FUNCIONALIDADES

ESTUDO DO ENVELHECIMENTO EM PORTUGAL

INDICADORES DE QUALIDADE SENSÍVEIS AOS CUIDADOS DE ENFERMAGEM EM LARES DE IDOSOS