Programa de acção para 2025

Janeiro de 2025


 

PREÂMBULO

Com dezasseis anos de existência a Associação Amigos da Grande Idade há muito que se consolidou como entidade de referência na área do envelhecimento em Portugal assegurando um lugar na sociedade civil de alguma relevância.
Os anos de 2017 e 2018 foram anos de alguma dificuldade e de grandes e profundas alterações que se iniciaram com a substituição do Vice-Presidente da Associação e também com alterações nos corpos gerentes, terminando um período de intensa atividade que se tornou impossível de manter dada a inexistência de meios humanos profissionalizados.
Entre 2019 e 2023 tivemos a maior pandemia conhecida no século, COVID, onde a Associação manteve um importante papel de referência tendo desenvolvido intensa atividade junto dos órgãos de comunicação social, tornando-se um parceiro na análise e avaliação da situação e intervindo profundamente em alguns fóruns de opinião. Contudo foi neste período que a atividade principal da Associação ficou reduzida, diminuindo a capacidade de sustentabilidade da Associação.
Em consequência dessa diminuição de atividade a Associação decidiu suspender a sua atividade financeira e, por um erro da empresa de contabilidade, foi feita a cessação da Associação para efeitos de IRS e IRC, situação que se tornou muito penalizante.
Na verdade, ao tentarmos reativar a Associação e a sua atividade vimo-nos perante um problema gravíssimo: o fato da DGCI não reconhecer a existência da Associação alegando que tinha sido extinta. De fato no plano da atividade financeira foi isso que erradamente foi feito.
Esta situação tem vindo a impedir o funcionamento normal da Associação e arrasta-se pensando que em 2025, até final do ano conseguiremos resolver o problema e reativar o nosso trabalho.
Mesmo ainda arrastando o problema de inativação, pretendemos desenvolver algum do nosso habitual trabalho e apresentamos um Programa que só poderá ser iniciado quando a situação atual for resolvida.
O programa está organizado em áreas específicas de intervenção e em cada uma delas são definidas algumas atividades e indicadores porque só assim se conseguem atingir objetivos claros e, na nossa opinião, essenciais para mudar o panorama nacional dos cuidados e serviços a Pessoas idosas.
Não temos já qualquer dúvida em que representamos quase a vanguarda das ideias sobre o envelhecimento em Portugal, mas reconhecemos que isso muito se deve á falta de atenção que os líderes políticos e sociais continuam a ter em relação ao envelhecimento, aos seus desafios e especialmente às suas consequências na sociedade. Pretendemos alargar o nosso grupo de amigos de modo a influenciarem cada vez mais os círculos de decisão, atendendo às enormes dificuldades que ainda existem nas respostas para as Pessoas idosas.

FORMAÇÃO

Nos dezasseis anos de existência da Associação em atividade plena, desenvolvemos várias propostas formativas e participámos em inúmeros eventos com o sentido de passar uma mensagem formativa nova e eficaz, que se pudesse reproduzir na atividade diária dos técnicos e das Pessoas idosas.
Mantivemos o Curso de Gestão de lares de 40 horas, pelo qual já passaram cerca de 1.000 formandos. Trata-se um curso pago que tem sustentado grande parte da atividade da associação e que remunera as horas de trabalho dos formadores. Replicámos a Pós-Graduação em Gestão de Equipamentos e serviços destinados a Pessoas idosas, passando pelas parcerias com a Universidade Fernando Pessoa, o Instituto Superior de Línguas e Administração (ISLA) e com a Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa. Chegámos a realizar o curso de atendimento contratado pela Escola Superior de Enfermagem da União das Misericórdias, deixando de o manter já que saia da nossa principal atividade, o envelhecimento. Contudo realizámos dezenas de workshops e estamos em condições de lançar este ano várias outras propostas.
Conseguimos concretizar um velho sonho da Associação: a creditação DGERT que implicou um enorme esforço financeiro e administrativo. Mas somos hoje creditados como entidade formativa, cumprindo todos os exigentes critérios daquela entidade.
O programa na área da formação quem propomos para 2025 é o seguinte:

Reativar a Pós Graduação, procurando parceria no ensino superior ou realizando-a exclusivamente com a creditação da Associação;
Reativar o Workshop “Desafios na Gestão de Lares”;
Curso de reciclagem de Auxiliares de Lares de Idosos.

PARCERIAS

A Associação pretende manter e aprofundar as parcerias oficiais existentes. Como acontece com bastante frequência, as parcerias não são levadas de forma muito eficaz, servindo muitas vezes para constarem apenas das páginas oficiais. Por esta razão pretendemos em 2025, rever todas as parcerias existentes e valorizar novas parcerias.
A revisão de parcerias existentes inclui:
MY SENIOR
https://mysenior.com/
A My sénior é uma jovem empresa que disponibiliza plataformas on-line para o registo da atividade de lares, cuidados domiciliários e centros de dia.
Acompanhamos o seu crescimento e apoiámos fortemente a sua divulgação e imposição num mercado muito difícil.
A My sénior oferece condições vantajosas para as entidades creditadas pela Associação e oferece um serviço gratuito, utilizado na instituição que a Associação tem como referência principal.
Esta parceria deve desenvolver-se mais no sentido de introduzir os registos eletrónicos em mais entidades.

RESIDENCIA SÉNIOR LEZIRIAS
http://leziriasresidenciasenior.pt/
É a Instituição gerida pelo Presidente da Associação e que serve como modelo para as diversas formações que a Associação realiza.
Situa-se em Foros de Salvaterra é uma base de trabalho para o desenvolvimento de diversos projetos e estudos.

RESIDENCIA SÉNIOR EGAS MONIZ
(https://residenciasenior.egasmoniz.edu.pt/)
A Residência Sénior Egas Moniz é uma entidade que caminha para se tornar uma referência nacional na prestação de cuidados e oferta de serviços a pessoas idosas. Acompanhada pela consultoria da Associação é também um local que pode ser visitado e aproveitado para estágios, estudos e formação em contexto de trabalho. No fundo o que pretendemos é um Laboratório real, onde se possa entender o envelhecimento institucionalizado, desconstruindo muito do que se tornou mito e teima em alterar.

EGAS MONIZ SCHOOL OF HEALTH & SCIENCE
(Egas Moniz School of Health & Science)
A Universidade Egas Moniz, situada na Costa da Caparica é conhecida pela elevada qualidade na formação na área da estomatologia e medicina dentária. Contudo há muitos anos que diversificou a sua atividade e abriu mais de uma dezena de novas licenciaturas, muitos mestrados, pós graduações e doutoramentos.
Uma das áreas que tem pretensões a desenvolver é o envelhecimento e a longevidade e a Associação acredita que pode ser o parceiro ideal.

INVESTIGAÇÃO E INOVAÇÃO

Na área da investigação e inovação a Associação mantem a revista científica on line que muito nos orgulha (Journal of Aging and Innovation), publicada em http://journalofagingandinnovation.org/ e que foi iniciada em 2011, indo já no seu oitavo ano com 25 revistas editadas. Esta revista com centenas de artigos já publicados está indexada a sete bases de dados internacionais.
Esta revista continua a ser uma aposta forte da associação e manterá em 2025 uma gestão autónoma, como acontece desde a sua fundação.
Ainda nesta área a Associação contínua disponível para apoiar projetos de investigação e iniciativas inovadoras.
Inclui-se a possível edição de um livro sobre gestão de equipamentos e o concurso a vários prémios de financiamento com projetos inovadores na área do envelhecimento

ORGANIZAÇÃO, PROMOÇÃO E PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS

A Associação elevou muito a qualidade dos seus eventos com a organização de dois dos maiores congressos realizados no País. É, pois, difícil manter a grandiosidade desses projetos, pelo que se torna difícil voltarmos a essas iniciativas. Contudo é desejo de a Associação iniciar a preparação de um grande evento nacional no ano de 2026.
Manteremos a disponibilidade para colaborar em eventos relacionados com o envelhecimento e integrado na Pós Graduação em Gestão de Equipamentos e serviços destinados a Pessoas Idosas, teremos um Seminário em Maio e a abertura do novo ano letivo em Outubro, também com evento publico.

INTERVENÇÃO E INFLUENCIA

É intenção continuar a ação de intervenção e influencia junto das principais entidades nacionais, destacando-se os grupos parlamentares, segurança social, ministério da saúde e autarquias.
A Associação deseja ainda pedir uma audiência ao Presidente da República durante o ano de 2026.
Estas audiências terão como objetivo a apresentação de mais um documento de reflexão sobre envelhecimento em Portugal.

ORGANIZAÇÃO ADMINISTRATIVA

Em 2025 a aposta é garantidamente forte na área da organização.
O fato de termos de desenvolver um processo de reativação da atividade contribui para uma restruturação completa da organização.
Esta restruturação implica:
Alteração de localização de sede social;
Restruturação do atual portal on line
Preparação de eleições de órgãos sociais em 2026
Os 16 anos de existência da Associação encerram já uma história interessante que deve manter-se organizada e valorizada.