Associação Nacional de Enfermeiros Promotores do Envelhecimento Saudável
A estrutura demográfica europeia é, segundo os estudos, de envelhecimento progressivo da população, não sendo Portugal excepção a esta realidade.
Neste contexto emerge assim a necessidade do desenvolvimento de uma área da Ciência de Enfermagem – Enfermagem Geriátrica/Gerontológica – que segundo ELIOPOULUS, C.(2005:22) “ envolve o cuidado da pessoa idosa e enfatiza a promoção da qualidade de vida e da saúde no mais alto nível possível”. Esta área deve contemplar as necessidades, objectivos e circunstâncias da população idosa bem como impedir a degradação das funções e manter o estado permanente de saúde destes. O pivot de desenvolvimento de todo este processo é para este autor a aplicação do processo de enfermagem em toda na sua plenitude.
No que se refere aos cuidados aos idosos, existe uma grande diversidade de contextos em que os enfermeiros podem/devem agir, podemos referenciar como exemplos: os cuidados comunitários, unidades de cuidados continuados e serviços de unidades de cuidados diferenciados. E tal como nos define o artigo 81º, alínea c, do Código Deontológico é nosso dever “Salvaguardar os direitos da pessoa idosa, promovendo a sua independência física, psíquica e social e o autocuidado, com o objectivo de melhorar a sua qualidade de vida”, pelo que enquanto enfermeiros sentimos a necessidade de criar uma estrutura que proporcione e fomente a aquisição de conhecimentos e competências do domínio da saúde do adulto idoso, de apoio à família e sociedade em que o mesmo se integra. É nosso intuito contribuir para a promoção do envelhecimento activo, saudável e para criação de respostas adaptadas às novas necessidades da população idosa e da sociedade que envelhece.
Direcção ANEPES