Início em NOVEMBRO 2011


Justificação

O atendimento é hoje um dos principais componentes das organizações, responsável pela sua imagem no mercado e especialmente pelo seu desempenho global.

O cliente deixou de ser apenas mais um elemento que interage com as organizações mas tornou-se o objecto de todos os objectivos dessas organizações.

Empiricamente basta-nos consultar alguns jornais ou estar atentos a alguns telejornais para percebermos que a maior parte da insatisfação das pessoas prende-se com a forma como as organizações as tratam.

Na relação cliente-organização todas as emoções estão à flor da pele. Por vezes explodem todas as frustrações e dificuldades da vida diária nessa relação.

Também os colaboradores das organizações passam a ter um papel diferente, sendo quase necessário que se tornem actores de um teatro em que se tornou a actividade profissional. São hoje exigidas características, atitudes e comportamentos para as quais nem todos estão alertados. O colaborador da organização passou a ter um papel tão importante como o administrador e o investidor e por vezes a organização é mais a imagem daquele do que dos dois últimos.

Torna-se pois urgente que as organizações e todos os seus colaboradores comecem a preocupar-se com esta área fundamental que é o atendimento que se torna transversal a uma série de outras aprendizagens que passam pela comunicação, gestão de emoções e conflitos, desempenho profissional, conhecimento dos clientes e organizações (história) etc.

Objectivos gerais

  • Compreender a importância de cada um na imagem da organização;
  • Contribuir para o desenvolvimento de uma melhor imagem da organização
  • Desenvolver uma cultura de qualidade no desempenho da função de atendimento
  • Confrontar participantes com situações positivas e negativas de atendimento
  • Conhecer técnicas de atendimento
  • Saber adaptar-se com maior eficácia e eficiência a novas situações.

    Objectivos específicos

    • Desenvolver programas sectoriais de atendimento
    • Envolver colaboradores nos objectivos da organização no âmbito do atendimento
    • Motivar pró-actividade nos colaboradores de forma a influenciarem positivamente a área do atendimento

      Competências esperadas no final da formação

      Pretende-se que o Formando adquira competências para:

      • Gerir construtivamente a relação com os clientes mesmo em situações mais delicadas
      • Dominem as principais técnicas de atendimento (telefónico e presencial) de forma a revelar uma boa prestação junto dos clientes
      • Habilitar a prestar serviços de atendimento de elevada eficácia, satisfazendo os clientes, fidelizando-os e promovendo a imagem da Instituição que representam

      Destinatários

      Todos os interessados

      Formadores:

      Formadores credenciados com CAP pelo IEFP

      Cronograma

      1.INTRODUÇÃO/ ABRANGÊNCIA

      • Introdução
      • Importância/ fundamentação do tema
      • Contexto político/económico actual
      1. CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL
      • Modelos de culturas e climas organizacionais
      • Constituição de equipas
      1. IMPORTÂNCIA DESEMPENHO INDIVIDUAL NAS ORGANIZAÇÕES
      • Visão das organizações sobre os colaboradores
      • Factores que influenciam o desempenho
      • Desafios
      1. COMUNICAÇÃO
      • Modelos de comunicação
      • Gestão de conflitos
      • Gestão de emoções
      1. ATENDIMENTO AO PUBLICO
      • Importância do atendimento
      • Qualidade no Atendimento
      • Características do cliente
      • Atendimento presencial
      • Atendimento telefónico
      • Introdução ao Tele-marketing

    • LOCAL: Iniciativas da Associação: Rua Lopes Duarte nº28 r/c    1950-098 Lisboa,
      Por iniciativa de instituições: no local de trabalho a acordar

  • TOTAL DE HORAS DE FORMAÇÃO: 24 horas

  • PREÇOS: 150€ (possibilidade de pagamento em 3 mensalidades de 50€ cada)

    Instituições: 2.500,00 € (com 20 pessoas)