Início em NOVEMBRO 2011
Justificação
O atendimento é hoje um dos principais componentes das organizações, responsável pela sua imagem no mercado e especialmente pelo seu desempenho global.
O cliente deixou de ser apenas mais um elemento que interage com as organizações mas tornou-se o objecto de todos os objectivos dessas organizações.
Empiricamente basta-nos consultar alguns jornais ou estar atentos a alguns telejornais para percebermos que a maior parte da insatisfação das pessoas prende-se com a forma como as organizações as tratam.
Na relação cliente-organização todas as emoções estão à flor da pele. Por vezes explodem todas as frustrações e dificuldades da vida diária nessa relação.
Também os colaboradores das organizações passam a ter um papel diferente, sendo quase necessário que se tornem actores de um teatro em que se tornou a actividade profissional. São hoje exigidas características, atitudes e comportamentos para as quais nem todos estão alertados. O colaborador da organização passou a ter um papel tão importante como o administrador e o investidor e por vezes a organização é mais a imagem daquele do que dos dois últimos.
Torna-se pois urgente que as organizações e todos os seus colaboradores comecem a preocupar-se com esta área fundamental que é o atendimento que se torna transversal a uma série de outras aprendizagens que passam pela comunicação, gestão de emoções e conflitos, desempenho profissional, conhecimento dos clientes e organizações (história) etc.
Objectivos gerais
- Compreender a importância de cada um na imagem da organização;
- Contribuir para o desenvolvimento de uma melhor imagem da organização
- Desenvolver uma cultura de qualidade no desempenho da função de atendimento
- Confrontar participantes com situações positivas e negativas de atendimento
- Conhecer técnicas de atendimento
- Saber adaptar-se com maior eficácia e eficiência a novas situações.
Objectivos específicos
- Desenvolver programas sectoriais de atendimento
- Envolver colaboradores nos objectivos da organização no âmbito do atendimento
- Motivar pró-actividade nos colaboradores de forma a influenciarem positivamente a área do atendimento
Competências esperadas no final da formação
Pretende-se que o Formando adquira competências para:
- Gerir construtivamente a relação com os clientes mesmo em situações mais delicadas
- Dominem as principais técnicas de atendimento (telefónico e presencial) de forma a revelar uma boa prestação junto dos clientes
- Habilitar a prestar serviços de atendimento de elevada eficácia, satisfazendo os clientes, fidelizando-os e promovendo a imagem da Instituição que representam
Destinatários
Todos os interessados
Formadores:
Formadores credenciados com CAP pelo IEFP
Cronograma
1.INTRODUÇÃO/ ABRANGÊNCIA
- Introdução
- Importância/ fundamentação do tema
- Contexto político/económico actual
- CULTURA E CLIMA ORGANIZACIONAL
- Modelos de culturas e climas organizacionais
- Constituição de equipas
- IMPORTÂNCIA DESEMPENHO INDIVIDUAL NAS ORGANIZAÇÕES
- Visão das organizações sobre os colaboradores
- Factores que influenciam o desempenho
- Desafios
- COMUNICAÇÃO
- Modelos de comunicação
- Gestão de conflitos
- Gestão de emoções
- ATENDIMENTO AO PUBLICO
- Importância do atendimento
- Qualidade no Atendimento
- Características do cliente
- Atendimento presencial
- Atendimento telefónico
- Introdução ao Tele-marketing
- LOCAL: Iniciativas da Associação: Rua Lopes Duarte nº28 r/c 1950-098 Lisboa,
Por iniciativa de instituições: no local de trabalho a acordar
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TOTAL DE HORAS DE FORMAÇÃO: 24 horas
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PREÇOS: 150€ (possibilidade de pagamento em 3 mensalidades de 50€ cada)
Instituições: 2.500,00 € (com 20 pessoas)