Foi constituído o Júri do Prémio Envelhecimento e Inovação, lançado pela Associação este ano.
Não poderíamos deixar de referir publicamente a enorme honra que temos de poder contar com um painel de ilustres personalidades que se dispuseram a fazer parte deste projecto.
O Júri é constituído pelas Professoras Doutoras Ana Escoval e Zaida Azeredo, os professores Doutores Leopoldo Guimarães, Trovão do rosário, Manuel Villaverde Cabral e Manuel Lopes e ainda pela doutoranda Cláudia Moura. Trata-se de um painel de personalidades que desenvolvem actividades muito diversas, estando algumas directamente relacionadas com as questões dos Idosos e outras nem tanto. Destacamos a presença de duas personalidades do Porto e do Professor Manuel Lopes da universidade de Évora, pretendendo dar uma dimensão nacional ao painel.
Contudo, o grande destaque é conseguirmos reunir este conjunto de pessoas o que vem demonstrar o papel relevante que a Associação começa a ter na área das questões relacionadas com o envelhecimento.
Não estando ainda decidido o valor do Prémio já chegaram á Associação algumas candidaturas. Insistimos em dizer que esta é uma oportunidade de submeterem projectos ou tão só ideias que possam ter sobre inovação no envelhecimento. Todos os trabalhos serão bem recebidos e, de certeza, bem avaliados pelo Júri.
12ª CURSO DE GESTÃO ORGANIZACIONAL DE LARES E CASAS DE REPOUSO
TESTEMUNHO: “ O Curso está bem organizado para 40 horas. Alguns temas davam para ser falados em mais horas, dado que eu, pelo menos, sinto vontade de aprofundar alguns , tais como: legislação laboral, avaliação de desempenho, horários, etc. Como Directora técnica e como profissional que gosta de inovar, saio deste curso com uma “bagagem” muito boa para agir no terreno.”
Decorreu de 27 de Novembro a 18 de Dezembro de 2010 o último curso de gestão organizacional de lares e casas de repouso, realizado no Porto, mais concretamente no Centro Social e Paroquial de Santa Cruz do Bispo, com enorme sucesso, reflectido na avaliação do grau de satisfação dos formandos.
Este foi o último curso de 2010 com 40 horas de duração. O Curso que se vai iniciar em 2011 e que já tem as inscrições preenchidas vai ter 48 horas, tendo sido introduzidos dois novos módulos e dois novos formadores: Legislação laboral e Direitos das Pessoas Idosas da responsabilidade da Dr.ª Lúcia Lemos e Noções básicas de contabilidade, ministradas pelo Dr. David Marmeleira.
Destaca-se na avaliação da satisfação a elevada qualidade dos formadores e autores do curso, situação que se repete desde que o curso se iniciou.
A Assembleia Municipal de Setúbal aprovou por unanimidade o Protocolo entre a Associação Amigos da Grande Idade e a câmara municipal de Setúbal para o desenvolvimento do projecto “Setúbal: Cidade Amiga das pessoas idosas”.
A Presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Dr.ª Maria das Dores Meira, levou à sessão da Assembleia Municipal daquela autarquia, a proposta de protocolo entre a Associação e a Câmara que dirige com o objectivo de desenvolver o projecto “Setúbal: Cidade Amiga das Pessoas idosas”, tendo a mesma sido aprovada por unanimidade.
Este é o primeiro passo seguro para iniciarmos o projecto já que o mesmo pretende desenvolver-se de forma séria e rigorosa e não ser simplesmente razão para pequenas e mediáticas notícias que nada contribuem para melhorar a qualidade de vida das Pessoas idosas e assim das próprias cidades.
Este projecto foi pensado pela Organização Mundial de Saúde, tendo sido a Associação uma das primeiras organizações a fazer a sua divulgação em Portugal, lançando o desafio a várias entidades para o desenvolverem no nosso país. Contudo, cedo concluímos que muitos e variados interesses (especialmente de mediatismo politico) tornavam o projecto apenas uma noticia e uma intenção.
Desta forma só a Câmara Municipal de Setúbal e, concretamente, a sua Presidente, aceitaram percorrer todo o caminho desenhado pela Associação, culminando agora a primeira fase com a assinatura oficial do Protocolo que se irá realizar em cerimónia publica e que teremos o prazer de anunciar em breve.
A Associação Amigos da Grande Idade em parceria com o Instituto Leopoldo Guimarães, realizou em Faro um encontro sobre “Envelhecimento e Qualidade das organizações” que reuniu no auditório da Biblioteca da Câmara Municipal de Faro, cerca de uma centena de pessoas.
A qualidade dos oradores bem como a pertinência dos temas abordados faziam crer que teríamos mais participantes, não podendo deixar de lamentar a dificuldade que encontrámos na divulgação do evento. Mesmo assim o número de participantes fez com que possamos acreditar que este tipo de iniciativas tem importância fundamental para alertar consciências e ganhar novos defensores de uma mudança da área dos cuidados e serviços a pessoas idosas.
Realizou-se no passado Sábado o Seminário “Direitos e Decisões das pessoas Idosas”, iniciativa da Associação Amigos da Grande Idade em parceria com o Instituto Leopoldo Guimarães. Este Seminário, aberto ao público, foi também uma das acções de formação que constituem os módulos da 1ª Pós Graduação em Gestão de Equipamentos destinados às Pessoas Idosas que continua a decorrer com a coordenação da AAGI – ID, organização logística do ILG e creditada pela universidade Fernando Pessoa.
O Seminário teve a participação de mais de uma centena de pessoas das mais variadas áreas, destacando-se contudo a área de saúde e a área social. A participação ultrapassou todas as expectativas e veio demonstrar que a pertinência dos dois temas tratados é do interesse dos profissionais e das pessoas em geral: Direito das Pessoas Idosas e também os assuntos relacionados com a funcionalidade como determinante de importantes decisões das Pessoas idosas.
Após uma breve declaração de abertura do Professor Doutor Leopoldo Guimarães este evento iniciou-se com uma mesa constituída pelo Presidente da associação, Rui Fontes e a Dr.ª Lúcia Lemos, advogada e que apresenta grande e variado conhecimento do ponto de vista jurídico sobre problemas essenciais que afectam a vida das Pessoas Idosas, dos profissionais das Instituições e dos familiares. A parte da manhã foi preenchida com interessante debate sobre questões concretas colocadas pelos presentes, aproveitando a presença da Dr.ª Lúcia Lemos.
Destaca-se que a apresentação feita por Rui Fontes foi enriquecida com a leitura de um relato feito por uma idosa cujos filhos colocaram num lar contra a sua vontade. A leitura foi feita por duas residentes do Lar de idosos do SBSI/SAMS, D. Conceição Taurino e D. Suzete Bogalho. Este momento foi muito aplaudido pelos presentes
Depois do almoço, a tarde foi preenchida com as apresentações feitas pelo Vice-Presidente da Associação, César Fonseca e do Professor Doutor Trovão do Rosário sobre a funcionalidade humana e a sua influência na tomada de decisão das pessoas idosas. Seguiu-se igualmente um debate interessante e vivo entre os oradores e os presentes.
A Associação Amigos da Grande Idade destaca a afluência das pessoas a um evento realizado a um Sábado, provando o interesse que este tipo de iniciativas ainda que modestas tem para todos os que desempenham funções na área dos cuidados e serviços a pessoas idosas.
Foi despertado também o interesse na constituição de grupo de cidadãos que possam trabalhar nos Direitos das pessoas idosas, sendo isso um dos objectivos iniciais da Associação que não se desenvolveu por nítida falta de pessoas que se disponibilizem para trabalhar neste tema.